Oradores Convenção 2023
Rotary International

Oradores da Convenção do Rotary idealizam um mundo mais pacífico e equitativo

Os principais oradores da Convenção do Rotary International de 2023 estão a transformar os cuidados de saúde, a repensar as cidades, a promover a causa da paz e a trabalhar para proteger o nosso ambiente. Partilham a visão de um mundo mais sustentável e equitativo. Quando subirem ao palco em Melbourne, Austrália, de 27 a 31 de maio, irão contar como essa visão pode ser realizada – não apenas nos próximos anos, mas agora mesmo.

Conheça alguns dos oradores da Convenção:

Leymah Gbowee

Laureada com o Prémio Nobel da Paz em 2011 e defensora dos direitos das mulheres, Gbowee liderou um movimento não violento que ajudou a pôr fim a uma guerra civil de 14 anos na Libéria. Viveu num campo de refugiados, trabalhou como conselheira para crianças-soldado e atualmente faz parte do Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Mediação. É a Fundadora e atual Presidente da Gbowee Peace Foundation Africa e Diretora Executiva da Iniciativa Género, Direito e Paz Transformadora da Faculdade de Direito da Cidade de Nova Iorque (CUNY), EUA. Foi Membro Fundadora e Coordenadora na Libéria da Rede de Mulheres na Construção da Paz, um programa da Liga Internacional das Mulheres pela Paz e Liberdade.

Kari Aina Eik

Kari está empenhada em tornar as cidades mais inteligentes. Liderou iniciativas como o United Smart Cities Program e United Cities Organization and Funds. Durante mais de 15 anos nas Nações Unidas e 10 como Secretária-Geral da Organização para as Relações Económicas Internacionais, liderou numerosos programas para alcançar objetivos ambientais globais e moldar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Atualmente, está a trabalhar para reimaginar a filantropia eficaz no SDG Impact Fund.

María Björk Ingvadóttir

María Björk Ingvadóttir é uma jornalista, personalidade da televisão e voz da compaixão. Foi Diretora-Geral e CEO da empresa de comunicação social islandesa N4 durante os últimos oito anos e, antes disso, trabalhou para a RUV, a estação de televisão nacional islandesa. Também passou anos como assistente social, ao ajudar crianças com deficiência na Noruega e na Islândia.

Esther Ruth Mbabazi

Esther Ruth Mbabazi documenta a mudança das condições sociais, físicas e emocionais no continente africano. Fotógrafa documental autodidata baseada em Kampala, no Uganda, é exploradora da National Geographic, bolseira da Magnum Foundation para Fotografia e Justiça Social e colaboradora do Everyday Africa. Recebeu bolsas do Pulitzer Center, da National Geographic, da Magnum Foundation e da International Women’s Media Foundation.

Gaby Moreno

Como cantora, compositora e produtora, Gaby Moreno lançou sete álbuns, tendo sido nomeada para um Grammy por “Illusion”, de 2016, bem como para um Grammy Latino de Melhor Novo Artista, em 2013. A sua mais recente nomeação para os Grammy Latinos foi em 2021, pela canção “Bolero A La Vida”. O álbum de Moreno de 2019 “¡Spangled!” celebra a migração da música através das Américas.

Gregory Rockson

Gregory Rockson está a revolucionar os cuidados de saúde em África através da mPharma, a empresa que co-fundou aos 22 anos. A mPharma utiliza a análise de dados e serviços de inventário inovadores para reduzir o custo dos produtos farmacêuticos, preservando a qualidade. Como Director Executivo, Rockson supervisionou a expansão da empresa sediada no Gana para outros oito países africanos. A mPharma é agora proprietária de cadeias de farmácias líderes no Quénia, Nigéria e Uganda, e tornou-se o maior operador de farmácias comunitárias na África Subsariana. Em parceria com mais de 1000 hospitais e farmácias, a empresa ajudou mais de 2 milhões de pessoas a poupar em medicamentos.

Nakeeyat Dramani Sam

Nakeeyat é uma ativista pela causa do combate às alterações climáticas e poeta de 10 anos de idade. Como Embaixadora do Fórum dos Vulneráveis pelo Clima, falou em nome do Gana na COP27, no Egipto. “Tenham coração e façam as contas”, disse aos delegados presentes, “é uma emergência”. Nakeeyat venceu o concurso “Ghana Talented Kid” aos 7 anos de idade e foi distinguida como Jovem Embaixadora da Paz no seu país. É autora do livro “Nakeeyat Trees for Life” e está atualmente a trabalhar no seu próximo projecto, “One Tree, One Child”.

Chantal Vallée

Chantal Vallée é a primeira mulher na história do basquetebol a ser nomeada simultaneamente Treinadora Principal e Directora Geral de uma equipa profissional masculina – os Honey Badgers de Hamilton, Ontário. Anteriormente, como Treinadora Principal da equipa de basquetebol feminino Lancers da Universidade de Windsor, Windsor, Ontário, recebeu mais de 20 prémios de “Treinadora do Ano”. Formou sete jogadoras profissionais e uma atleta olímpica, e manteve uma percentagem de vitórias superior a 80%.

A convenção também apresentará The Tenors, o grupo vocal internacional composto por Victor Micallef, Clifton Murray, Alberto Urso e Mark Masri. O seu estilo pop operático engloba uma mistura de novas canções e clássicos como “Forever Young”, “Nessun Dorma” e “Hallelujah”. Também irão atuar os The Greatest Show, um grupo de vocalistas, dançarinos, artistas de circo e de teatro musical reunidos pela coreógrafa Chantelle Fava.

Rotários de todo o mundo irão encontrar-se em Melbourne para estabelecer novos relacionamentos e inspirar-se. Graças a um grupo de oradores com experiências ricas e diversas, voltarão para casa com ideias novas para pôr em prática.

Traduzido de Rotary International

Veja a lista completa dos oradores da Convenção em Melbourne