Três convidadas inspiradoras na 40ª Conferência do Distrito 1970
A 40ª Conferência do Distrito 1970, que se realiza entre os dias 19 e 21 de maio em Braga, conta com a confirmação de três oradoras inspiradoras que irão contribuir, com a sua experiência pessoal e profissional, para o enriquecimento do evento: Ana Barroso, autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”; Paula Ferreira, responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, dos CNAIM Lisboa, Norte e Algarve, no Alto Comissariado para as Migrações; e ainda Sandra Caldas, empreendedora e empresária, responsável pela Work3, uma empresa de posicionamento internacional e com crescente presença no mercado português.
Ana Barroso, Autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”
Ana Barroso é Licenciada em Educação pela Universidade do Minho e Mestre em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa.
Em 2019, Ana Barroso venceu o prémio David de Oliveira Martins, pela melhor tese de Mestrado na área de Investigação nas Áreas Sociais, que originou a publicação do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”. Desde então, dedica a sua vida profissional à integração das Comunidades Ciganas em contexto escolar e social.
Paula Ferreira, Responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, Alto Comissariado para as Migrações
Paula Ferreira é Licenciada em Ciências Sociais – Minor em Psicologia, e possui um MBA em Gestão e Administração.
É ainda responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, dos CNAIM Lisboa, Norte e Algarve, no Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
Paula Ferreira iniciou o seu percurso profissional como assistente em cuidados de saúde e relações públicas na saúde, tendo trabalhado com várias equipas multidisciplinares. Concluiu a sua formação superior após os filhos estarem crescidos e ter dado primazia a fatores familiares.
Sandra Caldas, Empreendedora e empresária, responsável pela Work3
Sandra Caldas começou por querer ser médica, mas foi a Engenharia Civil que acabou por a conquistar, tendo-se formado em Coimbra.
Iniciou o seu percurso profissional numa pequena empresa de construção, em Ponte de Lima, mas rapidamente abraçou outros desafios que a levaram até uma multinacional alemã, onde foi responsável pelos estudos técnicos em Portugal, tendo lidado com obras nacionais e arquitetos de renome, como Siza Vieira.
Após formação em França, Espanha e Alemanha, foi recomendada em 2007 para integrar um grupo espanhol na área do projeto e fiscalização. Com 30 anos, assume a direção geral de uma empresa em Angola, tendo atingido o objetivo de torná-la num dos pilares do grupo.
No final de 2012, a pedido da família, regressa a Portugal e aceita a proposta do pai para ajudar a gerir a sua empresa em Monção. No início de 2013 integrou a Habimonção Construções, Lda. Em poucos meses, Sandra Caldas diversificou as áreas de negócio da empresa, tendo-as expandido para outros territórios.
Em 2013, criou uma empresa em Moçambique, e, no ano seguinte, em Angola. Em 2017, sentiu que era tempo de criar a sua própria empresa em Portugal. Nasce assim a Work3, com um posicionamento internacional, mas com crescente presença no mercado português, onde as mulheres – que têm os principais cargos de chefia – são a força motriz de uma equipa motivada.
Um encontro de confraternização e apresentações inspiradoras
A 40ª Conferência do Distrito 1970 terá lugar no Altice Forum Braga, e foi já considerada pelo Governador José Alberto Oliveira como “a festa máxima de um distrito, fecho de ouro do trabalho de um Ano Rotário, um encontro de confraternização e de apresentações inspiradoras”.
“Com o importante tema Diversidade, Equidade e Inclusão, será sem dúvida um momento que todos aguardarão com muito entusiasmo”, salienta o Governador deste distrito rotário com cerca de nove dezenas de clubes no norte e centro de Portugal.
Este evento, que reunirá pessoas de todo o Distrito 1970, de Portugal e do resto do mundo, contará com convidados muito especiais, e será, nas palavras de José Alberto Oliveira, “uma verdadeira festa da amizade, uma oportunidade para rever e conquistar amigos”, desafiando o Governador a todos marcarem nas suas agendas a data da Conferência Distrital.
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.