Altice Forum Braga
Rotary Portugal D1970

Três convidadas inspiradoras na 40ª Conferência do Distrito 1970

A 40ª Conferência do Distrito 1970, que se realiza entre os dias 19 e 21 de maio em Braga, conta com a confirmação de três oradoras inspiradoras que irão contribuir, com a sua experiência pessoal e profissional, para o enriquecimento do evento: Ana Barroso, autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”; Paula Ferreira, responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, dos CNAIM Lisboa, Norte e Algarve, no Alto Comissariado para as Migrações; e ainda Sandra Caldas, empreendedora e empresária, responsável pela Work3, uma empresa de posicionamento internacional e com crescente presença no mercado português.

Ana Barroso, Autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”

Ana Barroso, Autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”.

Ana Barroso é Licenciada em Educação pela Universidade do Minho e Mestre em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa.

Em 2019, Ana Barroso venceu o prémio David de Oliveira Martins, pela melhor tese de Mestrado na área de Investigação nas Áreas Sociais, que originou a publicação do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”. Desde então, dedica a sua vida profissional à integração das Comunidades Ciganas em contexto escolar e social.

Paula Ferreira, Responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, Alto Comissariado para as Migrações

Paula Ferreira, Responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, dos CNAIM Lisboa, Norte e Algarve, no Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Paula Ferreira é Licenciada em Ciências Sociais – Minor em Psicologia, e possui um MBA em Gestão e Administração.

É ainda responsável pelos Gabinetes de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação e Empreendedorismo, dos CNAIM Lisboa, Norte e Algarve, no Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Paula Ferreira iniciou o seu percurso profissional como assistente em cuidados de saúde e relações públicas na saúde, tendo trabalhado com várias equipas multidisciplinares. Concluiu a sua formação superior após os filhos estarem crescidos e ter dado primazia a fatores familiares.

Sandra Caldas, Empreendedora e empresária, responsável pela Work3

Sandra Caldas, Empreendedora e empresária, responsável pela Work3.

Sandra Caldas começou por querer ser médica, mas foi a Engenharia Civil que acabou por a conquistar, tendo-se formado em Coimbra.

Iniciou o seu percurso profissional numa pequena empresa de construção, em Ponte de Lima, mas rapidamente abraçou outros desafios que a levaram até uma multinacional alemã, onde foi responsável pelos estudos técnicos em Portugal, tendo lidado com obras nacionais e arquitetos de renome, como Siza Vieira.

Após formação em França, Espanha e Alemanha, foi recomendada em 2007 para integrar um grupo espanhol na área do projeto e fiscalização. Com 30 anos, assume a direção geral de uma empresa em Angola, tendo atingido o objetivo de torná-la num dos pilares do grupo.

No final de 2012, a pedido da família, regressa a Portugal e aceita a proposta do pai para ajudar a gerir a sua empresa em Monção. No início de 2013 integrou a Habimonção Construções, Lda. Em poucos meses, Sandra Caldas diversificou as áreas de negócio da empresa, tendo-as expandido para outros territórios.

Em 2013, criou uma empresa em Moçambique, e, no ano seguinte, em Angola. Em 2017, sentiu que era tempo de criar a sua própria empresa em Portugal. Nasce assim a Work3, com um posicionamento internacional, mas com crescente presença no mercado português, onde as mulheres – que têm os principais cargos de chefia – são a força motriz de uma equipa motivada.

Um encontro de confraternização e apresentações inspiradoras

A 40ª Conferência do Distrito 1970 terá lugar no Altice Forum Braga, e foi já considerada pelo Governador José Alberto Oliveira como “a festa máxima de um distrito, fecho de ouro do trabalho de um Ano Rotário, um encontro de confraternização e de apresentações inspiradoras”.

“Com o importante tema Diversidade, Equidade e Inclusão, será sem dúvida um momento que todos aguardarão com muito entusiasmo”, salienta o Governador deste distrito rotário com cerca de nove dezenas de clubes no norte e centro de Portugal.

Este evento, que reunirá pessoas de todo o Distrito 1970, de Portugal e do resto do mundo, contará com convidados muito especiais, e será, nas palavras de José Alberto Oliveira, “uma verdadeira festa da amizade, uma oportunidade para rever e conquistar amigos”, desafiando o Governador a todos marcarem nas suas agendas a data da Conferência Distrital.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.