VOG Rotary Club de Celorico de Basto
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Celorico de Basto onde conhece clube diverso e com espírito de equipa

O Rotary Club de Celorico de Basto recebeu, no dia 4 de outubro, José Alberto Oliveira numa Visita Oficial do Governador, durante a qual tomou contacto com um diversificado quadro associativo.

Após uma receção nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, José Alberto Oliveira visitou o Marco Rotário desta vila do Distrito de Braga.

Seguiu-se uma visita à Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurada em 2001 e, desde 2007, com uma extensão na Vila de Gandarela de Basto. No total, conta com um arquivo de mais de 160 mil documentos em diversos suportes que coloca à disposição dos seus visitantes.

José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer a Quinta da Raza, uma exploração vitivinícola com cerca de 50 hectares de vinha na Sub-Região de Basto (DOC), Região Demarcada dos Vinhos Verdes. A Quinta da Raza demarca-se por um sistema ambiental de produção integrado, promovendo um equilíbrio natural com a natureza e ambiente que a rodeia, preservando a biodiversidade.

Na reunião com o Conselho Diretor, o Governador tomou contacto com a história e iniciativas do Rotary Club de Celorico de Basto, fundado em 2012 e com 28 membros.

“O Rotary Club de Celorico de Basto está profundamente envolvido na comunidade. Com grande diversidade de profissões e um enorme espírito de equipa, é uma referência para o Distrito 1970 no servir e no companheirismo. Aprendi imenso e estou-lhes muito grato por isso”, disse José Alberto Oliveira após a visita.

Este clube, com uma grande ligação à Comunidade e atento às questões sociais, doou já três dezenas de cadeiras de rodas.

Atribui anualmente prémios de mérito escolar aos alunos locais. A preocupação com a comunidade escolar estende-se igualmente à saúde e bem-estar, ao promover um rastreio visual a todos os alunos dos concelhos de Celorico de Basto e Mondim de Basto.

O Rotary Club de Celorico de Basto, ao estar inserido num concelho com uma significativa comunidade emigrante, promove encontros com os seus cidadãos deslocados no estrangeiro – aquando das férias em Portugal – de forma a criar laços de união e trabalho, contando com as suas histórias inspiradoras. Uma outra área de atuação é a promoção e representação dos produtos locais, como os vinhos, nos países de destino pelos próprios emigrantes.

Eduardo Magalhães, Presidente do Rotary Club de Celorico de Basto, enfatizou a vantagem da jovem idade do clube, o que lhe imprime especial vitalidade. Destacou a diversidade profissional do seu quadro associativo, bastante representativo e com uma grande variedade etária.

José Alberto Oliveira, de igual modo, não deixou de notar a diversidade neste clube. “O Rotary Club de Celorico de Basto está profundamente envolvido na comunidade. Com grande diversidade de profissões e um enorme espírito de equipa, é uma referência para o Distrito 1970 no servir e no companheirismo. Aprendi imenso e estou-lhes muito grato por isso”, disse após a visita.

O Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.