VOG RC Valongo
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira na cidade da lousa e da regueifa para visitar o Rotary Club de Valongo

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou a 6 de outubro uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Valongo, cidade tradicionalmente conhecida pelas lousas e pela regueifa, inserida num território diverso.

A visita de José Alberto Oliveira teve início com uma receção na Câmara Municipal de Valongo pela Vice-Presidente do Município, Ana Maria Rodrigues.

José Alberto Oliveira visitou a empresa A Metalúrgica – Bakeware Production, S.A., dedicada à produção de formas para bolos e de tabuleiros para a indústria de pastelaria e panificação.

Seguidamente, foi visitada a A Metalúrgica – Bakeware Production, S.A., uma empresa dedicada à produção de formas para bolos e de tabuleiros para a indústria de pastelaria e panificação. Criada por Joaquim Moreira Pinto em 1896, a empresa mantém o seu cariz familiar, o que lhe permite apresentar elevados níveis de credibilidade e humanismo, ao mesmo tempo que assegura a sua juventude e internacionalização.

“Com quase três décadas de idade, o Rotary Club de Valongo tem realizado muitos projetos humanitários e continua a fazer o bem na comunidade. Com uma Universidade Sénior e a recente entrada de novos companheiros, irá, seguramente, continuar a fazer a diferença neste lindo concelho”, disse José Alberto Oliveira.

O Marco Rotário, construído da tradicional lousa que caracteriza o território, foi o ponto seguinte da visita antes da reunião com o Conselho Diretor, na sede do Rotary Club de Valongo, e durante a qual José Alberto Oliveira teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história deste clube fundado em 1993 e que conta atualmente com quinze membros.

A Universidade Sénior de Rotary de Valongo, fundada em 2007, conta-se como uma das mais emblemáticas iniciativas deste clube, e tem como objetivo proporcionar um envelhecimento ativo a todos quanto queiram alargar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que cria um espaço de convívio. Com propostas curriculares tão variadas como a filosofia, a história, as línguas ou as artes, entre outras, a Universidade Sénior tem ainda parcerias com a Câmara Municipal de Valongo e com a Escola Secundária local.

José Costa, Presidente do Rotary Club de Valongo, salientou a ligação com a comunidade como uma das prioridades deste clube rotário. O clube organiza periodicamente palestras com temas tão diversos como a resolução de conflitos ou a saúde, e apoia instituições locais, como os Bombeiros Voluntários de Valongo.

José Costa, Presidente do Rotary Club de Valongo, salientou a ligação com a comunidade como uma das prioridades deste clube rotário.

A sensibilização para as questões ambientais e de conservação da floresta, tão presentes no concelho, com as suas conhecidas serras, são igualmente objeto de atenção por parte do Rotary Club de Valongo, com a plantação simbólica de uma árvore de espécie autóctone em fevereiro.

José Alberto Oliveira não deixou de destacar os projetos do clube e a sua ligação à comunidade, sem esquecer a beleza do território. “Com quase três décadas de idade, o Rotary Club de Valongo tem realizado muitos projetos humanitários e continua a fazer o bem na comunidade. Com uma Universidade Sénior e a recente entrada de novos companheiros, irá, seguramente, continuar a fazer a diferença neste lindo concelho”, disse após a sua Visita Oficial do Governador.

O Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.