Marinha Grande
Rotary Portugal D1970

Rotary Club da Marinha Grande debate Alfabetização e Literacia para a Cidadania

O Rotary Club da Marinha Grande promoveu no dia 27 de setembro uma palestra subordinada ao tema “Alfabetização e Literacia – Desafios para o desenvolvimento da cidadania”, por Elvira Ferreira, seguida de debate.

Na palestra, que decorreu nas instalações do Rotary Club da Marinha Grande, foram abordados temas relacionados com a alfabetização como um “continuum de aprendizagem ao longo da vida” e uma parte integrante de um conjunto mais vasto de competências no domínio do cálculo, da leitura e da escrita, na educação digital e dos média, na educação ao serviço do desenvolvimento sustentável e de cidadania. Houve ainda lugar para falar das competências profissionais.

Elvira Ferreira, que se intitula de “cidadã que exerce a sua cidadania de forma consciente, ética e crítica, e que fez da sua vida um percurso de aprendizagem e de partilha”, cativou os presentes. No final, teve lugar um debate com larga participação da audiência.

O Apoio à Educação e Alfabetização é uma das causas do Rotary International, e tem como objetivo fortalecer a capacidade das comunidades para apoiar a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de géneros na área educativa, e aumentar a alfabetização de adultos.