Jennifer Jones
Rotary Portugal D1970

Jennifer Jones visitou Portugal e conheceu melhor as atividades rotárias nacionais

Jennifer Jones, Presidente do Rotary International, esteve em Portugal acompanhada do seu marido, Nick Krayacich, de 17 a 19 de abril, numa visita destinada a conhecer melhor o Rotary no nosso país.

Num momento prévio ao programa oficial, os Governadores dos Distritos 1960 e 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira, receberam Jennifer Jones e o seu marido no Aeroporto de Lisboa, no dia 16 de abril. A Presidente do Rotary International fez-se acompanhar pelo seu assistente, Brad Howard, e a sua esposa Marcia Howard.

Os Governadores dos Distritos 1960 e 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira, receberam Jennifer Jones e o seu marido, Nick Krayacich, no Aeroporto de Lisboa.

A visita teve início na manhã do dia 17 de abril, com uma reunião de trabalho no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, tendo a Presidente do Rotary International sido recebida pela Diretora Executiva dessa organização, Maria Manuel Mota, e pelo Investigador Principal do Laboratório de Investigação da Malária, Miguel Prudêncio.

Jennifer Jones, com a Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Maria Manuel Mota.

O Distrito 1960, através do Rotary Club de Oeiras e parceiros, realizou um Subsídio Global junto do IMM, que permitiu construir um insetário de última geração para a replicação em contexto laboratorial do ciclo de vida do Plasmodium falciparum, o principal agente causador da mortalidade humana por malária, constituindo o único da Península Ibérica e um dos três existentes na Europa.

Esta visita permitiu ainda conhecer os últimos avanços no estudo da vacina contra a malária, abordar a primeira candidatura, em 2020, a um Subsídio de Grande Escala da The Rotary Foundation, e receber um incentivo da Presidente Jennifer Jones para submeter uma nova candidatura, dada a excelência da equipa portuguesa de investigação.

No mesmo dia, Jennifer Jones visitou o Instituto Português de Oncologia de Lisboa, onde foi recebida por Lúcia Salgado, Membro do Conselho de Administração, e por Luís d’Orey Manoel, Diretor do Bloco Operatório. Integraram a comitiva representantes do Rotary Club de Lille, Rotary Club Lisboa-International e Rotary Club de Lisboa, parceiros de um Subsídio Global da The Rotary Foundation, que resultou na entrega de uma torre de laparoscopia para a unidade de cirurgia daquela entidade.

Jennifer Jones visitou o Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

A manhã do dia 17 de abril terminou com uma breve visita à Torre de Belém, onde foi dado a conhecer o projeto do Rotary Club Lisboa-Norte, uma miniatura da escultura do monumento, para que as pessoas com dificuldades visuais possam conhecer a beleza e importância do mesmo. Seguiu-se um almoço entre parceiros institucionais, tendo tido a participação do Governador Eleito, Indicado e Designado do Distrito 1960, de empresários, e a presença da Embaixadora do Canadá em Portugal, Elise Racicot.

A tarde foi dedicada por Jennifer Jones a entrevistas junto da Comunicação Social, tendo sido feita uma gravação na CNN Portugal e outra para o Jornal Expresso.

Jennifer Jones dedicou tempo para entrevistas a órgãos de comunicação social.

Este primeiro dia terminou com um jantar oferecido pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, à Presidente do Rotary International, Jennifer Jones, e ao seu marido, Nick Krayacich.

Na manhã do dia 18 de abril, a comitiva deslocou-se até à cidade de Coimbra, tendo a Presidente de Rotary International sido recebida à entrada da Universidade pelas estudantes da Tuna Feminina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que, após a atuação, colocaram as suas capas no chão para que a Presidente Jennifer Jones cumprisse a tradição e honra dada a personalidades.

Jennifer Jones, em Coimbra, cumpre a tradição com as estudantes da Tuna Feminina da Faculdade de Medicina.

Após uma visita à Universidade de Coimbra, a Presidente do Rotary International foi recebida em audiência formal no Salão Nobre pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, tendo sido o momento para se abordar o tão importante tema das Bolsas para a Paz da The Rotary Foundation.

Jennifer Jones foi recebida em audiência formal no Salão Nobre da Universidade de Coimbra pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, tendo sido o momento para se abordar o tão importante tema das Bolsas para a Paz da The Rotary Foundation.

No mesmo dia, Jennifer Jones teve a oportunidade de almoçar com o Governador Eleito, Governador Indicado e da Governadora Designada do Distrito 1970, e ainda dos Presidentes dos três Clubes de Rotary da cidade de Coimbra: Rotary Club de Coimbra, Rotary Club Coimbra Olivais e Rotary Club Coimbra Saúde.

Ao final da tarde, a Presidente Jennifer Jones reuniu-se com as Novas Gerações de Rotary – Distrito 1960 e Distrito 1970 –, constituindo um momento de partilha franca de perguntas e respostas sobre o futuro da organização segundo os olhos da juventude.

Jennifer Jones reuniu-se com as Novas Gerações de Rotary – Distrito 1960 e Distrito 1970 –, constituindo um momento de partilha franca de perguntas e respostas sobre o futuro da organização segundo os olhos da juventude.

Ao jantar, mais de 200 pessoas da família rotária juntaram-se à sua Presidente para um jantar que contou com a presença de ambos os Distritos portugueses, bem como dos três Governadores de Espanha (Virginia Carballude, Victor Helena e Ingrid Steinhoff). Estiveram ainda presentes o Coordenador Regional da Rotary Foundation para a Zona 20 C, Sergio Aragón, o Diretor de Rotary International 2015-2017, Eduardo San Martín, entre outros.

A animação do jantar esteve a cargo da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, e o tradicional Fado de Coimbra esteve nas mãos e na voz do Grupo de Fado de Coimbra da Associação Académica daquela cidade.

Num jantar que juntou mais de 200 pessoas em Coimbra, a Presidente de Rotary International deixou firmes e inspiradoras palavras sobre o futuro do Rotary e a valorização do seu Plano Estratégico, apostando num Rotary de ação, próximo da comunidade e das necessidades da mesma.

A Presidente de Rotary International deixou firmes e inspiradoras palavras sobre o futuro do Rotary e a valorização do seu Plano Estratégico, apostando num Rotary de ação, próximo da comunidade e das necessidades da mesma. No final do mesmo, os Governadores entregaram lembranças, e toda a sala cantou, em uníssono, Imagine de John Lennon.

A visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal terminou no Porto, na manhã do dia 19 de abril, na Graham’s Port Lodge, a que se seguiu uma breve cerimónia de despedida pelos Governadores do Distrito 1960 e do Distrito 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira.

A visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal terminou no Porto, na manhã do dia 19 de abril, na Graham’s Port Lodge, a que se seguiu uma breve cerimónia de despedida pelos Governadores do Distrito 1960 e do Distrito 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira.

Jennifer Jones é a Presidente do Rotary International durante o Ano Rotário 2022-2023, destacando-se por ser a primeira mulher a desempenhar esta função na história centenária do movimento. Serviu em várias funções, incluindo Vice-Presidente, Diretora, Curadora da The Rotary Foundation e co-Presidente da campanha de arrecadação de fundos Elimine a Pólio Agora: Entre para a História Hoje.