Ricardo Costa
Rotary Portugal D1970

Ricardo Costa marcará presença como orador convidado na 40ª Conferência do Distrito 1970

Está confirmada a presença de Ricardo Costa como orador convidado na 40ª Conferência do Distrito 1970 do Rotary International, que se realizará na cidade de Braga, entre os dias 19 e 21 de maio.

Com 44 anos, Ricardo Costa é CEO do Grupo Bernardo da Costa desde maio de 2004, posicionando-se como um gestor de referência, sendo ainda Presidente e Membro Fundador da Associação Empresarial do Minho, cargo que abraçou em 2021 como uma missão de “dinamização, defesa e promoção da iniciativa empresarial, tendo por base o desenvolvimento económico, cultural e social da região do Minho e o reforço da sua competitividade e resiliência”.

Ricardo Costa é, igualmente, Embaixador Empresarial de Braga, numa iniciativa do Município Bracarense que agrega empresários, CEOs e responsáveis de grupos empresariais e empresas de referência da região, que se evidenciam pelo forte impacto económico em termos regionais e nacionais e pela sua grande representatividade internacional.

A ligação de Ricardo Costa ao mundo associativo estende-se à Associação Virar a Página, uma resposta social de emergência alimentar, onde é Presidente da Assembleia Geral, e à Associação Humanitária Domus, criada com a missão de erradicar a pobreza habitacional, com o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Exerceu ainda os cargos de Presidente da Direção e de Presidente da Assembleia Geral da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança.

A experiência empresarial de Ricardo Costa, formado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusíada e detentor de um MBA pela Católica Porto Business School, percorreu ainda cargos de gestão de outras empresas, sendo atualmente membro do Conselho Consultivo da KuantoKusta.

Em 23 de março de 2023, foi atribuída a Ricardo Costa, em Braga, durante a visita de uma delegação diplomática do Kosovo representada pela vice-ministra Liza Gashi e por Ylber Kryeziu, embaixador em Portugal, a nomeação de Cônsul Honorário daquele país.

A 40ª Conferência do Distrito 1970 terá lugar no Altice Forum Braga, e foi já considerada pelo Governador José Alberto Oliveira como “a festa máxima de um distrito, fecho de ouro de trabalho de um ano rotário, um encontro de confraternização e de apresentações inspiradoras”.

“Com o importante tema Diversidade, Equidade e Inclusão, será sem dúvida um momento que todos aguardarão com muito entusiasmo”, salienta o Governador deste distrito rotário com cerca de nove dezenas de clubes no norte e centro de Portugal.

Este evento, que reunirá pessoas de todo o Distrito 1970, de Portugal e do resto do mundo, contará com convidados muito especiais, e será, nas palavras de José Alberto Oliveira, “uma verdadeira festa da amizade, uma oportunidade para rever e conquistar amigos”, desafiando o Governador a todos marcarem nas suas agendas a data da Conferência Distrital.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.