Lisboa Bandeira de Portugal
Rotary International, Rotary Portugal D1970

O Rotary em Portugal está de Parabéns

Completam-se hoje 97 anos desde que foi criado o Rotary Club de Lisboa, o primeiro clube Rotário em território nacional.

Na década de 1920, o movimento Rotário estava a cativar a Europa, e esse interesse não passou ao lado de Portugal, que viu no país vizinho uma inspiração. Em 1924, um grupo de destacadas figuras lisboetas deslocou-se à capital de Espanha para visitar o Rotary Club de Madrid, e assim obter mais informações de forma a poder criar em Portugal um clube Rotário.

Com o apoio do clube madrileno, viriam a organizar, dois anos depois, o Rotary Club de Lisboa, fundado em 23 de janeiro de 1926.

Desde aí, o Rotary não parou de crescer em Portugal, e conta atualmente com dois distritos que abrangem todo o território continental e ilhas, com inegável contributo para as comunidades onde se inserem. De tal forma, que em 2005 foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio como Membro Honorário da Ordem de Mérito, com a qual o Estado Português distingue atos ou serviços meritórios praticados no exercício de funções, públicas ou privadas, que revelem desinteresse e abnegação a favor da coletividade.

Com uma presença quase centenária em Portugal, o Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.