Rotary Club de Guimarães
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club de Guimarães, que apoia famílias com programa alimentar de dimensão social

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Guimarães, no dia 18 de janeiro.

A visita teve início com uma receção na Câmara Municipal de Guimarães, onde José Alberto Oliveira trocou cumprimentos com o Presidente do Município, Domingos Bragança, e teve oportunidade de conhecer a boa relação de parceria entre o Rotary Club de Guimarães e a Autarquia.

Após uma visita à sede do Clube vimaranense, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor, e tomou contacto com a sua dinâmica de serviço à comunidade.

José Alberto Oliveira na Câmara Municipal de Guimarães
José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, com quem trocou cumprimentos.

O projeto Rotary Alimenta, um exemplo dessa dinâmica, é uma das iniciativas de dimensão social do Rotary Club de Guimarães, e que, desde há vários anos, distribui mensalmente cabazes alimentares a famílias carenciadas. Inicialmente criado para dar resposta a casos de “pobreza encoberta”, o projeto Rotary Alimenta chega atualmente a mais de duas dezenas de famílias, contando-se cerca de 40 crianças num total de 70 pessoas. O apoio chega na forma de cabazes alimentares preparados pelos rotários de Guimarães, numa parceria com os jovens do Interact Club de Guimarães, alunos da Escola Secundária Santos Simões. Com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, este projeto conta ainda com iniciativas organizadas pelo Rotary Club de Guimarães para angariação de fundos.

Um outro projeto com significativo alcance social é o Banco de Cadeiras de Rodas, que, desde há várias décadas, disponibiliza estes equipamentos à comunidade, contando atualmente com um parque de 103 exemplares um pouco por todo o concelho.

Arlindo Tomas, Presidente do Rotary Club de Guimarães, enfatizou a aposta do clube nas Bolsas de Estudo, com a atribuição de sete neste último ano, tendo sido já firmados acordos com as Escolas Santos Simões, Martins Sarmento e Francisco de Holanda para ampliar o número de beneficiários, bem como a manutenção dos Prémios de Mérito Escolar. O clube mantém, aliás, uma forte ligação à gerações mais jovens, tendo sido organizador de um RYLA – Prémios Rotários de Liderança Juvenil em 2019.

“Gostava de relembrar Richard Evans”, disse Arlindo Tomaz, salientando que “não podemos fazer tudo, mas podemos sempre fazer alguma coisa por alguém em qualquer lugar”, ao condensar a ação do Rotary Club de Guimarães, fundado em 1948 e atualmente com 46 membros.

José Alberto Oliveira, nesta sua Visita Oficial do Governador, assistiu ainda à atribuição de um reconhecimento Paul Harris a Artur Borges, e à admissão do membro honorário José Manuel Cruz pelos serviços de valor prestados em prol do clube rotário da Cidade Berço.

Guimarães é uma cidade do distrito de Braga, com um importante papel na História de Portugal devido a se ter estabelecido como centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e pela possibilidade do seu filho, D. Afonso Henriques, ter nascido nesta cidade, bem como pela importância da Batalha de São Mamede, travada nas imediações da cidade em 24 de junho de 1128, para a formação da nacionalidade. É, atualmente, uma cidade com significativa vida académica graças à localização de um polo da Universidade do Minho, e conta com valioso património cultural e histórico, como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança ou a Igreja da Misericórdia.

O Rotary Club de Guimarães faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.