Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

The Rotary Foundation (TRF)

A Fundação do Rotary International é a nossa ferramenta mais poderosa

O Rotary International, uma das maiores organizações de clubes de serviço do mundo, não seria o mesmo sem a sua The Rotary Foundation, que transforma as contribuições que recebe de todo o mundo em projetos que mudam a vida de milhares de pessoas. Desde que foi criada, há mais de 100 anos, esta fundação investiu mais de quatro mil milhões de dólares (sensivelmente o mesmo valor em euros) em iniciativas sustentáveis e de grande impacto.

Com a inspiradora Missão de “ajudar os associados do Rotary a promoverem a boa vontade, paz e compreensão mundial, aprimorando a saúde, fornecendo educação de qualidade, melhorando o meio ambiente e combatendo a pobreza”, a The Rotary Foundation, entidade pública que opera exclusivamente para fins beneficentes, recebeu, pelo décimo primeiro ano consecutivo, quatro estrelas da Charity Navigator, a classificação mais alta outorgada por essa avaliadora independente de instituições beneficentes sediadas nos Estados Unidos, demonstrando a sua solidez financeira, o compromisso com a prestação de contas e a transparência. Nas palavras de Ron Burton, ex-presidente do Rotary International, as quatro estrelas são “um reflexo do trabalho árduo e dedicação de inúmeros rotários em todo o mundo. Eles sabem que as suas contribuições serão usadas para os propósitos a que foram destinados e que realmente farão a diferença.” A avaliação da Charity Navigator leva em conta o uso das doações, a execução de programas, a abertura e a forma de administração da organização.

Uma das particularidades da The Rotary Foundation é a existência de um Fundo Anual, totalmente sustentado por doações – como toda a fundação – que apoia os mais de trinta e cinco mil clubes rotários a entrarem em ação e criarem mudanças positivas, duradouras, em comunidades locais e de todo o mundo. Essas contribuições ajudam a promover os esforços de paz, a fornecer água limpa e saneamento, a apoiar a educação, a fortalecer economias locais, a salvar mães e filhos, a proteger o meio ambiente e a combater doenças. Destaco a iniciativa “Todos os Rotários, Todos os Anos” que incentiva os membros desses clubes a contribuírem anualmente para esse fundo e a envolverem-se nos seus programas e projetos.

Mais interessante ainda, é a existência do sistema SHARE que permite às doações destinadas a esse Fundo Anual serem transformadas em subsídios que financiam projetos humanitários locais e internacionais, bolsas de estudos, equipas de formação profissional e outras atividades: no final de cada ano rotário (que acontece a cada 30 de junho), essas contribuições, provenientes de todos os Rotary Clubs de um distrito são divididas entre o Fundo Mundial e o Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC), depois de 5% terem sido deduzidos para cobrir despesas operacionais; três anos depois, o distrito pode utilizar esse FDUC para financiar os projetos dos clubes, do distrito ou da The Rotary Foundation que os clubes escolherem. Os distritos podem usar até metade do seu FDUC para Subsídios Distritais e o remanescente pode ser usado para Subsídios Globais ou doados ao programa Pólio Plus, aos Centros Rotary pela Paz ou mesmo a outro distrito.

Neste mês de novembro, dedicado à The Rotary Foundation, somos desafiados a organizarmos eventos e atividades com o objetivo de angariarmos doações para o Fundo Anual desta importante organização sabendo que, dentro de três anos, elas regressarão ao distrito para apoiar os nossos próprios projetos distritais e globais.

Imagine o Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970