Rotary Club Coimbra-Olivais
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club Coimbra-Olivais, um clube com uma história pioneira

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, voltou a deslocar-se à Cidade dos Estudantes, desta vez para realizar uma Visita Oficial ao Rotary Clube Coimbra-Olivais, no dia 31 de outubro.

A visita teve início com um cocktail de boas vindas, ao que se seguiu a colocação de um Símbolo Rotário na sala de entrada do Hotel Aeminium, em Coimbra, local onde o Rotary Club Coimbra-Olivais faz as suas reuniões desde que foi fundado, em 1990.

Este clube, atualmente com 27 membros, tem uma ação próxima com instituições de ação social de Coimbra, às quais fornece regularmente bens alimentares, nomeadamente nas épocas festivas, tendo prestado igualmente apoio de emergência durante a pandemia por Covid-19, ao doar equipamentos de proteção individual.

O Rotary Club Coimbra-Olivais, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, promoveu o projeto “Bairros Saudáveis”, que, ao envolver os alunos e famílias para o desenvolvimento harmonioso e sustentado da comunidade, pretende melhorar as condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.

A visita teve início com um cocktail de boas vindas, ao que se seguiu a colocação de um Símbolo Rotário na sala de entrada do Hotel Aeminium, em Coimbra, local onde o Rotary Club Coimbra-Olivais faz as suas reuniões desde que foi fundado, em 1990.

Dando resposta às preocupações ambientais, o Rotary Club Coimbra-Olivais promoveu a replantação de uma área florestal, devastada por incêndios, em Pedrógão Pequeno, com espécies autóctones e valorização do espaço, com a construção de um parque de merendas. A iniciativa teve a parceria dos Rotary Clubs Coimbra, Coimbra Santa Clara e Nyon, da Suiça, em colaboração com a Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, Câmara Municipal da Sertã, bem como várias entidades privadas.

Igualmente com clubes rotários da cidade de Coimbra, o Rotary Club Coimbra-Olivais promoveu um programa de literacia no âmbito das Comunidades Compassivas.

O Rotary Club Coimbra-Olivais estende igualmente a sua ação para o exterior da comunidade local, como no caso do contexto da atual situação na Ucrânia. O clube providenciou o transporte de refugiados das zonas em conflito para Portugal, bem como a sua integração na comunidade, ao promover o seu acolhimento. Também fora de fronteiras, em Cabo Verde, em parceria com o Rotary Club Maria Pia, da Cidade da Praia, promove um projeto de saúde sexual e reprodutiva em Santa Catarina do Fogo, na Ilha do Fogo.

Teresa Almeida Santos, Presidente do Rotary Club Coimbra-Olivais, relebra que para “dar de si antes de pensar em si”, é necessária persistência, para “com toda a energia que temos, e com a colaboração de todos os Companheiros, promover mudanças duradouras na comunidade”.

José Alberto Oliveira realçou a tradição e empenho do clube. “O Rotary Club Coimbra-Olivais é um clube com tradição na cidade, muito empenhado em prestar novas formas de servir, e com Companheiras e Companheiros maravilhosos”, disse após a Visita Oficial do Governador. “Gostava de acrescentar a história pioneira que o clube tem a nível mundial, com a entrada de mulheres”, concluiu.

O Rotary Club Coimbra-Olivais pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.