Rotary Club de Ponte da Barca
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita clube com tradição de bem servir em Ponte da Barca

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, deslocou-se ao Alto Minho para realizar uma Visita Oficial ao Rotary Clube de Ponte da Barca, no dia 28 de outubro.

Após encontro na sede do clube, José Alberto Oliveira visitou o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a instituição do concelho com a qual o Rotary Club de Ponte da Barca tem a mais antiga parceria, contando esta já cerca de quatro décadas. A contribuição do clube para com a instituição educativa tem passado pela promoção de rastreios à saúde visual e oral, apoio habitacional e alimentar aos alunos mais carenciados, para além dos prémios de mérito escolar atribuídos anualmente.

Na reunião com o Conselho Diretor, o Rotary Club de Ponte da Barca, fundado em 1981 e atualmente com 21 membros, e que conta com uma relação de grande proximidade com os clubes de toda a região minhota, apresentou a José Alberto Oliveira alguns dos seus projetos humanitários mais significativos.

Posteriormente, José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Ponte da Barca pelo Presidente do Município, Augusto Marinho, cuja autarquia tem trabalhado de uma forma próxima e colaborativa com o Rotary Club local em diversos projetos.

Na reunião com o Conselho Diretor, o Rotary Club de Ponte da Barca, fundado em 1981 e atualmente com 21 membros, e que conta com uma relação de grande proximidade com os clubes de toda a região minhota, apresentou a José Alberto Oliveira alguns dos seus projetos humanitários mais significativos.

Um dos projetos mais emblemáticos deste clube é o Banco de Cadeiras de Rodas, em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que providencia equipamentos a uma população envelhecida e com carências. Não apenas as cadeiras de rodas, mas também camas articuladas, andarilhos, muletas, e outros equipamentos similares são geridos por este banco.

Em parceria com uma óptica, o Rotary Club de Ponte da Barca promove rastreios visuais à comunidade escolar de forma a sinalizar casos e encaminhá-los para os encarregados de educação. Em casos de manifesta carência, este clube tem providenciado consultas gratuitas bem como lentes e armações para crianças do concelho.

Em articulação com o Comando Distrital da GNR do Alto Minho, que sinaliza idosos sozinhos ou em situação de carência, o clube promove visitas comunitárias e oferta de cabazes de Natal, de forma a minorar a solidão e, com uma palavra amiga, levar um pouco mais de conforto a quem se encontra distante da família.

“O Rotary Club de Ponte da Barca, muito ligado à comunidade, é um clube que tem uma tradição de bem servir no Alto Minho, e que, ao longo dos anos, tem sido exemplar nesse trabalho”, disse José Alberto Oliveira após a sua Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club de Ponte da Barca é sócio benemérito da APPACDM de Viana do Castelo, que, desde a implantação da sua delegação no concelho barcarense, imediatamente teve o apoio do clube Rotário, havendo uma relação de grande proximidade entre as duas entidades.

Luís Arezes, Presidente do Rotary Club de Ponte da Barca, salienta a busca pela proatividade por parte do clube, com atenção na comunidade. “Procuramos um clube proativo, sempre atento ao pulsar da comunidade: do local para o global”, disse. Referiu igualmente as “boas relações” com os órgãos de comunicação social locais, que promovem regularmente as atividades do clube.

José Alberto Oliveira destacou a tradição de serviço do clube minhoto. “O Rotary Club de Ponte da Barca, muito ligado à comunidade, é um clube que tem uma tradição de bem servir no Alto Minho, e que, ao longo dos anos, tem sido exemplar nesse trabalho”, disse. “Foi um dia muito bem passado com os Companheiros e Companheiras desse clube”, concluiu após a sua Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club de Ponte da Barca pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.