Rotary Club de Coimbra
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira conhece Instituto Pedro Nunes em visita ao Rotary Club de Coimbra

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Clube de Coimbra, no dia 27 de outubro.

A visita teve início no Marco Rotário, em frente aos Hospitais da Universidade de Coimbra, junto à Alameda Armando Gonsalves, primeiro Presidente do Rotary Club de Coimbra.

Seguiu-se uma visita ao Instituto Pedro Nunes, criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, e que se caracteriza por ser uma instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Promove a investigação e desenvolvimento tecnológico, a consultadoria e serviços especializados, a incubação e aceleração de ideias e empresas, a formação especializada e a divulgação de ciência e tecnologia.

“É sempre um encorajamento estar com estes Companheiros e Companheiras para melhor servir os outros”, disse José Alberto Oliveira. Filipe Xavier, Presidente do Rotary Club de Coimbra, destacou como “ideias força” do clube conimbricense “o companheirismo, o servir e a dádiva”, realçando igualmente as fortes ligações com a comunidade.

Durante a reunião com o Conselho Diretor, José Alberto Oliveira teve a oportunidade de conhecer alguns dos projetos e iniciativas mais significativos deste clube rotário da Cidade dos Estudantes, fundado em 1953.

O Rotary Club de Coimbra tem uma forte ligação às IPSS da região, bem como a outras instituições locais. Durante a pandemia por Covid-19, esteve atento às necessidades das várias instituições e providenciou a entrega de equipamentos de proteção individual.

Uma das instituições apoiadas foi a Cozinha Económica que, para além das ajudas regulares com alimentos de forma a minorar as necessidades dos que procuram o seu apoio, recebeu material informático de projeção vídeo para permitir à instituição levar a cabo uma campanha educativa para as crianças. A Cozinha Económica providencia mais de sete centenas de refeições diárias a famílias carenciadas de Coimbra.

Também APPACDM de Coimbra recebeu equipamento informático para modernizar a “Sala Rotary Club de Coimbra” da instituição. Um outro projeto destinado à mesma sala foi agora proposto e espera concessão distrital para ser executado. Uma outra IPSS que beneficiou do apoio com material informático foi a Comunidade Juvenil Francisco de Assis, recebendo também esta, regularmente, alimentos para as crianças, produtos de higiene e de conforto.

O Rotary Club de Coimbra apoiou igualmente a Casa de Cioga do Monte, IPSS, com a compra de equipamento domiciliário, tais como camas articuladas, cadeiras de rodas e outros, para auxiliar os seus utentes, e a Associação Minha Gente, através da compra e entrega de um conjunto de caixas térmicas e diversas embalagens destinadas à recolha de alimentos em restaurantes e posterior distribuição por famílias carenciadas.

O Instituto Justiça e Paz, através da Casa da Amizade, recebeu igualmente apoio do Rotary Club de Coimbra, nomeadamente para auxílio a cidadãos dos Países de Expressão Portuguesa que se encontram a estudar na cidade de Coimbra.

Na área educativa, o Rotary Club de Coimbra, apoia regularmente os alunos da cidade com bolsas de estudo, quer com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, quer com apoios de empresas e de particulares, e estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo para a atribuição de bolsas neste concelho. Celebrou, igualmente, acordo com o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, para financiamento e apoio a alunos em situação de grande carência socioeconómica a frequentar várias instituições: Casa da Mãe, Colégio de S. Caetano, Fundação Esperança Viva, Casa do Gaiato, entre outras.

“O Rotary Club de Coimbra tem histórias e realizações muito ricas no que diz respeito a fazer o bem junto da comunidade, e junto de outras comunidades”, disse José Alberto Oliveira. O clube comemora o seu 69º aniversário.

O projeto Na Porta do Futuro consistiu na aquisição, em parceria com a LAHUC – Liga de Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e entrega ao CHUC – Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, de uma tenda protetora de chuvas e vento, bem como a sua montagem, no Hospital dos Covões, Visou melhorar as condições dos que esperavam as consultas ou atendimento médicos, face às restrições nas entradas nos edifícios hospitalares durante a pandemia por Covid-19.

Filipe Xavier, Presidente do Rotary Club de Coimbra, destacou como “ideias força” do clube conimbricense “o companheirismo, o servir e a dádiva”, realçando igualmente as fortes ligações com a comunidade.

“O Rotary Club de Coimbra tem histórias e realizações muito ricas no que diz respeito a fazer o bem junto da comunidade, e junto de outras comunidades. Composto por Rotárias e Rotários exemplares, é sempre um encorajamento estar com estes Companheiros e Companheiras para melhor servir os outros”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador. “Foi uma visita muito proveitosa, especialmente ao Instituto Pedro Nunes, onde pudemos ver as boas práticas na incubação de empresas e os resultados práticos daquela que é uma das maiores na sua área em Portugal”, concluiu o Governador.

O Rotary Club de Coimbra pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.