Rotary Ukraine Friends
Rotary International

O Rotary e a Ukraine Friends colaborarão para atender às necessidades da Ucrânia

Por Ryan Hyland

O Rotary International e a Ukraine Friends, uma organização sem fins lucrativos baseada nos EUA, trabalharão juntos para fornecer recursos, organizar logística e distribuir fundos para projetos de alto impacto que ajudem ucranianos afetados pela guerra com a Rússia.

O Secretário-geral e CEO do RI, John Hewko, e o CEO da Ukraine Friends, Brock Bierman, assinaram um memorando de entendimento em julho de 2022 que incentiva as organizações a trabalharem juntas para determinar a viabilidade de projetos, distribuir fundos e doações, e priorizar esforços conjuntos.

“O Rotary tem o prazer de expandir o seu alcance através da parceria com a Ukraine Friends”, diz Hewko. “Apesar de triste, todas as crises abres janelas de oportunidade. E, nesta crise, mostramos o melhor do Rotary através da generosidade e prestação de serviços vitais. Houve até aumento do número de membros na Ucrânia.”

Segundo Hewko, a parceria com a Ukraine Friends ajudará o Rotary a “fazer mais pelos ucranianos enquanto lutam para sobreviver e reconstruir o seu país nos meses e anos vindouros”.

O Rotary concedeu 272 Subsídios para Assistência em Casos de Desastres, totalizando 8,9 milhões de dólares desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Estes subsídios, outorgados a projetos de clubes em 29 países, apoiam pessoas na Ucrânia e arredores que foram afetadas pela guerra. Rotary e Rotaract Clubs do mundo inteiro também doaram milhões de dólares diretamente a clubes ucranianos, ao fornecer água, comida, abrigo, medicamentos e roupas.

A Ukraine Friends, atual foco da Fundação Worldwide Friends, ajuda a população da Ucrânia afetada pela guerra, ao fornecer alojamento temporário e equipamentos médicos, como ambulâncias, para ajudar os feridos.

O primeiro projeto conjunto Rotary-Ukraine Friends visa a aquisição e entrega de aproximadamente 50 ambulâncias para hospitais e outras entidades. O Rotary e a Ukraine Friends doaram 300 mil dólares cada para a compra de ambulâncias, cuja entrega será coordenada pelos distritos rotários da Ucrânia e Eslováquia e a Ukraine Friends.

“A colaboração entre as nossas organizações terá um efeito amplificador e criará um impacto ainda maior sobre aqueles que estamos a tentar ajudar”, diz Bierman.

Adaptado de Rotary International