Coimbra
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Coimbra promove palestras dedicadas à Educação

O Rotary Club de Coimbra dedica o mês de setembro à Educação, ao promover duas palestras com a presença de Cristina Oliveira e Linhares de Castro.

Os eventos são realizados no mês dedicado pelo Rotary International à Educação Básica e Alfabetização, uma das causas abraçadas por esta organização que conta com cerca de 1,4 milhões de membros em todo o mundo.

A primeira palestra, realizada no dia 8 de setembro, contou com a presença de Cristina Oliveira, Delegada Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, que enfatizou o papel da descentralização de competências na Educação de forma a aproximar a gestão das autarquias, das comunidades e das escolas, ao dar mesmo a estas últimas autonomia para alterar o currículo e o calendário escolar para dois semestres.

A existência dos refeitórios escolares, segundo Cristina Oliveira, ao referir-se a um dos aspetos sociais da escola, assegura a criação de bons hábitos alimentares, principalmente para as famílias mais carenciadas.

A escola como espaço de preparação dos jovens para o futuro afigura-se como um desafio cada vez maior, e a “nova avaliação já não tem de ter em conta apenas o trabalho escrito”. Esse desafio passa também por tornar a escola num espaço de diversidade, equidade e inclusão, atenta à cada vez maior multiculturalidade.

A escola como espaço de preparação dos jovens para o futuro afigura-se como um desafio cada vez maior. Esse desafio passa também por tornar a escola num espaço de diversidade, equidade e inclusão.

Filipe Xavier, Presidente do Rotary Club de Coimbra, relembrou que o Rotary tem como um dos eixos estruturais e estruturantes a educação. “A Educação é, ao mesmo tempo, um mundo em si e é reflexo do mundo. Sem Educação, não há Democracia, porque esta não existe sem conhecimento. As crianças e jovens deste mundo exigem-nos que lhes deixemos/transmitamos um mundo melhor a nível ambiental e democrático, na educação e na cidadania plena”, disse. Referiu ainda Filipe Xavier, relativamente à Educação, que esta é “o direito de cada pessoa plenamente realizar-se e de participar na edificação do seu próprio futuro”.

A próxima palestra irá ser realizada no dia 15 de setembro por via virtual, com a presença de Linhares de Castro, professor aposentado que coordenou entre 1996 e 1998 o Centro da Área Educativa de Coimbra e foi adjunto do Diretor Regional de Educação do Centro, tendo sido igualmente dirigente sindical.

O Apoio à Educação e Alfabetização é uma das causas do Rotary International, e tem como objetivo fortalecer a capacidade das comunidades para apoiar a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de géneros na área educativa, e aumentar a alfabetização de adultos.