Rotary Club da Trofa
Rotary Portugal D1970

Rotary Club da Trofa recebe José Alberto Oliveira em Visita Oficial do Governador

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Trofa, no dia 14 de novembro.

A visita a este jovem concelho do distrito do Porto teve início na Câmara Municipal da Trofa, onde José Alberto Oliveira foi recebido pelo Vice-Presidente do Município, António Azevedo, seguida de uma deslocação à APPACDM da Trofa, onde o Governador foi recebido por utentes e funcionários com um lanche de boas vindas.

José Alberto oliveira com António Azevedo na Câmara Municipal da Trofa
José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal da Trofa pelo Vice-Presidente do Município, António Azevedo.

O Rotary Club da Trofa tem uma parceria com esta instituição de apoio a pessoas com deficiência mental, ao contribuir financeiramente, e, inclusive, ao prestar serviço de voluntariado direto, auxiliando no local.

De seguida, José Alberto Oliveira visitou a Trofinox – Indústria Metalomecânica, uma empresa fundada em 1999 e dedicada ao fabrico de artigos em inox, latão, alumínio, aço e aço corten dirigidos a diversos públicos das áreas da construção e da decoração com um elevado nível de exigência de qualidade.

Durante a reunião com o Conselho Diretor, José Alberto Oliveira teve a oportunidade de conhecer melhor alguns dos projetos do Rotary Club da Trofa, fundado em 2004 e atualmente com 19 membros.

Marco Rotário da Trofa
“’Dar de si antes de pensar em si’ é a nossa assinatura, e resume muito aquilo que é o espírito do Rotary Club da Trofa”, disse José António Barbosa, Presidente do clube.

Um dos projetos mais emblemáticos é a Universidade Sénior de Rotary da Trofa, fundada em 2011 e com ofertas curriculares que abrangem áreas tão diversas como as Línguas, a Filosofia ou a História, passando pela Psicologia, até às Artes, como a Dança, a Música ou o Teatro. Este projeto, que se encontra a revitalizar após a pandemia por Covid-19, tem várias valências de âmbito cultural, como é o caso do “Coro da Universidade Sénior de Rotary da Trofa”.

O Rotary Club da Trofa está envolvido num projeto conjunto com os Rotary Club de Famalicão e Rotary Club de Santo Tirso, que permitiu equipar com equipamentos de conforto uma sala na Maternidade do Hospital de Famalicão, sendo o processo para replicar proximamente na unidade hospitalar de Santo Tirso.

Ainda envolvendo a área da saúde, este clube destinou uma verba para acompanhamento de doentes oncológicos acamados, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, no âmbito da qual foram adquiridos equipamentos de apoio auxiliar que facilitem o conforto e a segurança, tais como resguardos laterais para camas articuladas ou auxiliares de elevação. Igualmente, as deslocações dos técnicos da instituição aos domicílios foram apoiadas por verbas angariadas pelo Rotary Club da Trofa.

Os Bombeiros Voluntários da Trofa são outra instituição que o clube rotário desta cidade apoia monetariamente e com a qual existe uma parceria firmada desde há vários anos.

“Dar de si antes de pensar em si”, este lema, aliás, está gravado no Marco Rotário da cidade, “é a nossa assinatura, e resume muito aquilo que é o espírito do Rotary Club da Trofa”, disse José António Barbosa, Presidente do clube, em declarações.

A Trofa constitui um concelho do distrito do Porto, com cerca de 40 mil habitantes e com ocupação humana antiga, como provam os machados de bronze encontrados em S. Martinho de Bougado, as inscrições rupestres na aldeia da Maganha, ou o emblemático castro de Alvarelhos.

O Rotary Club da Trofa pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.