VOG Rotary Clubs de Oliveira do Bairro, Águeda e Curia-Bairrada
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira no distrito de Aveiro em dia preenchido por três Visitas Oficiais do Governador

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou no dia 15 de novembro, Visitas Oficiais aos Rotary Clubs de Oliveira do Bairro, Águeda e Curia-Bairrada.

As Visitas Oficiais do Governador deram a oportunidade a José Alberto Oliveira de conhecer as iniciativas e projetos humanitários destes três clubes do distrito de Aveiro.

Rotary Club de Oliveira do Bairro quer envolver novas gerações

Durante a reunião com o Conselho Diretor do Rotary Club de Oliveira do Bairro, o Governador tomou contacto com um clube fundado em 1991, atualmente com 16 membros, e que tem uma relação próxima com as instituições humanitárias do concelho e a autarquia. “A Câmara Municipal tem um carinho especial pelo clube”, referiu Marcos Martins, Presidente do Rotary Club de Oliveira do Bairro.

Um dos apoios às instituições deste concelho do distrito de Aveiro com cerca de 23 mil habitantes deu-se durante a pandemia, com a distribuição de equipamentos de proteção individual.

Uma outra iniciativa que envolve associações locais, como os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e a Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa, é o Banco de Material Ortopédico.

O Rotary Club de Oliveira do Bairro tem especial atenção para com os jovens, ao atribuir prémios de mérito escolar aos alunos do concelho e bolsas de estudo para o Ensino Superior. Irá ser relançado, igualmente, o Rotaract Club de Oliveira do Bairro, no sentido de envolver as novas gerações no Movimento Rotário.

Os Rotary Clubs de Oliveira do Bairro, Águeda e Curia-Bairrada pertencem ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Ainda na atenção aos mais jovens, o clube promove concursos culturais em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, no âmbito do qual são premiados trabalhos nas áreas das artes plásticas, fotografia e multimédia, música, tecnologia e literatura. O júri conta com mais de cinco dezenas de representantes de escolas de artes, música, personalidades ligadas à cultura e comunicação social, empresas. Os prémios são entregues numa gala.

O Rotary Club de Oliveira do Bairro promove igualmente palestras temáticas abertas à comunidade, como é o caso do Ambiente e economia sustentável.

Marcos Martins realça a “forte força de vontade de estar e atuar na comunidade, ser benévolo, e ter uma atividade que seja visível de forma a ser fonte de progresso que faça crescer o clube”. E acrescenta: “Esses são os nossos pilares. É importante que a comunidade saiba que existimos e que estamos cá para ajudar.”

Rotary Club de Águeda, um clube empreendedor e dinâmico

O Rotary Club de Águeda, fundado em 1987 e com 20 elementos a partir do dia da Visita Oficial do Governador, envolve-se nas campanhas regulares do Banco Alimentar Contra a Fome, estando presente em todo o processo, desde a angariação e coordenação de voluntários à prestação de transportes até aos contactos com IPSS.

A iniciativa “Natal Serra Acima”, pela proximidade com a Serra do Caramulo, promove a distribuição de bens de agasalho e brinquedos a famílias carenciadas a áreas mais remotas da região, levando mais conforto nessa quadra festiva.

Ainda no âmbito solidário, o Rotary Club de Águeda coordenou a edição, divulgação e distribuição do livro “No Coração da Mãe”, da autoria de Maria da Conceição Vicente, e ilustrações de Gabriela Sotto Mayor, cujas receitas reverteram a favor da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Em parceria com o Rotary Club de Matola, Moçambique, o Rotary Club de Águeda promoveu o projeto Mozambikes, que patrocinou a construção de bicicletas para serem usadas naquele país africano por professores, médicos e assistentes religiosos das comunidades. As bicicletas foram fabricadas localmente em Moçambique. Igualmente em cooperação com um país de expressão lusófona, o clube apoiou a Guiné-Bissau com a doação de livros e material escolar, a par de uma ambulância.

Este clube “empreendedor e dinâmico”, nas palavras do seu Presidente, Albano Melo, promove regularmente ações de companheirismo para angariação de fundos com fins solidários, assim como está ativo na erradicação da poliomielite, ao organizar e divulgar eventos para esta causa.

“É um clube com muitos anos de história e que tem vindo a dar provas que está presente para ajudar”, salientou Albano Melo, sem esquecer as bolsas de estudo para o Ensino Superior que são atribuídas anualmente neste concelho do distrito de Aveiro e com 46 mil habitantes.

A irreverência do Rotary Club Curia-Bairrada, um clube maioritariamente feminino

Após as reuniões com os respetivos Conselhos Diretores, José Alberto Oliveira confratenizou com os membros dos três clubes, bem como vários outros presentes, num dia preenchido no distrito de Aveiro.

O Rotary Club Curia-Bairrada, presente numa famosa região vinícola, criou um projeto denominado “Vinho Companheiros”, que conta com o apoio de empresas produtoras locais e pretende providenciar a todos os clubes do Distrito 1970 um vinho Reserva Tinto DOC Bairrada como forma de financiamento de projetos. Este vinho foi selecionado e assinado pelo enólogo Osvaldo Amado, e conta com o rótulo assinado por um artista local. Contará, igualmente, com o envolvimento de escolas e IPSS para o desenho de novos rótulos. “É um vinho excelente”, salientou Maria Margarida Matos, Presidente do Rotary Club Curia-Bairrada, fundado em 2003, e atualmente com 11 membros.

As IPSS locais são outra das prioridades deste clube que, num projeto plurianual, elaborou uma listagem das entidades do território, identificando as suas necessidades e abordando empresas no sentido de colmatar as dificuldades encontradas

Maria Margarida Matos salienta o facto de o Rotary Club Curia-Bairrada ser um clube pequeno, maioritariamente feminino. “É um clube irreverente e preocupado com todas as questões que se colocam na nossa comunidade”, disse a Presidente.

Após as reuniões com os respetivos Conselhos Diretores, José Alberto Oliveira confratenizou com os membros dos três clubes, bem como vários outros presentes, num dia preenchido no distrito de Aveiro.

Os Rotary Clubs de Oliveira do Bairro, Águeda e Curia-Bairrada pertencem ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Atualizado às 17:45 de 19/11/2022 com informações adicionais sobre o Rotary Club de Águeda