Água
Rotary Portugal D1970

“Fazer o bem no mundo”, o lema da The Rotary Foundation

O mês de novembro é dedicado pelo Rotary International à The Rotary Foundation, criada há mais de um século para apoiar os clubes rotários de todo o mundo a cumprirem os seus projetos.

Álvaro Gomes
“Se o Rotary não tivesse uma fundação, seria apenas mais um clube social”, refere Álvaro Gomes.

Álvaro Gomes, Presidente da Subcomissão Subsídios e Gestão de Fundos da Comissão Distrital da The Rotary Foundation, salienta o carácter universal desta fundação, como sendo um apoio para projetos de clubes de todo o mundo. “A The Rotary Foundation apoia projetos de todos os clubes do mundo”, disse ao Distrito 1970. “O Rotary não é um movimento de Portugal, é do mundo”, enfatizou, “assim como a The Rotary Foundation.” Álvaro Gomes não deixou de recordar momentos em que representou o Distrito 1970 em eventos da The Rotary Foundation, “estava lá todo o mundo representado”.

A The Rotary Foundation é financiada com contribuições de rotários e não-rotários espalhados pelos quatro cantos do globo, e, diz Álvaro Gomes, “é essencial sensibilizar para a importância das doações”, levando à comunidade e aos rotários a mensagem do efeito duradouro e sustentável dos projetos.

“Se o Rotary não tivesse uma fundação, seria apenas mais um clube social”, refere Álvaro Gomes ao relevar a importância da The Rotary Foundation para o Rotary prosseguir a sua ação junto da comunidade.

Álvaro Gomes, que se assume como “um apaixonado pela The Rotary Foundation”, deixa um apelo: “Aquilo que vemos e ouvimos nos órgãos de comunicação social deve deixar-nos sensibilizados para ajudar, e a The Rotary Foundation é um meio para alcançar esse objetivo ao auxiliar os clubes”, disse o Presidente da Subcomissão Subsídios e Gestão de Fundos da Comissão Distrital da The Rotary Foundation. “Não é por acaso que a The Rotary Foundation tem como lema ‘Fazer o bem no mundo’”, concluiu.

A Comissão Distrital da The Rotary Foundation, na qual está inserida a Subcomissão Subsídios e Gestão de Fundos, é presidida por António Vaz, do Rotary Club de Coimbra.

A The Rotary Foundation investiu cerca de 4 mil milhões de dólares em iniciativas sustentáveis e de grande impacto desde a sua criação em várias áreas de atuação, como a Educação básica e alfabetização, o Desenvolvimento económico comunitário, a Prevenção e tratamento de doenças, a Saúde materno-infantil, a Consolidação da paz e prevenção de conflitos, e a Água, saneamento e higiene.