Douro
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club Douro Saúde, um clube jovem, dinâmico, em constante ação

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club Douro Saúde, no dia 16 de novembro.

Durante a Visita Oficial do Governador, José Alberto Oliveira conheceu os projetos humanitários deste recente clube com pouco mais de um ano de existência, e que conta com 18 membros profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos, médicos dentistas, administradores hospitalares, professores do Ensino Superior, ou nutricionistas, entre outros.

Um dos projetos com os quais o Governador pôde tomar contacto remete para a saúde oral das meninas da Coração D’Ouro, uma instituição de Gondomar que acolhe jovens do sexo feminino entre os 12 e 18 anos de idade com problemas de comportamento tendo em vista a sua plena integração na sociedade. Através desta parceria, são identificados problemas dentários nas meninas de forma a serem providenciados tratamentos e acompanhamento gratuitos, e o Rotary Club Douro Saúde pretende alargar a iniciativa a outros clubes e instituições, tornando-a, assim, mais abrangente.

Um outro projeto remete para a aquisição de um desfibrilhador automático a ser oferecido a uma escola ainda a selecionar. O clube providenciará formação aos profissionais da comunidade escolar acerca da operação do equipamento. Existe já parte da verba para adquirir o desfibrilhador, estando a ser planeado um evento para angariação da restante e assim dar prosseguimento ao projeto ainda durante este ano rotário.

O Rotary Club Douro Saúde não deixou de homenagear com a distinção Paul Harris Fellow o então Vice-Almirante Gouveia e Melo pelo seu trabalho à frente da Força-Tarefa do Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal. A cerimónia não poderia ter decorrido num local mais simbólico para o homenageado, o Porto de Leixões.

Predominantemente em torno das temáticas da Saúde, os projetos e iniciativas deste clube terão uma nova vertente em janeiro, com a organização da série de palestras “Conversas com Saúde”, e que contará com a presença de Adalberto Campos Fernandes na sua primeira sessão.

Susana Vaz, Presidente do Rotary Club Douro Saúde, não conseguiu deixar de notar a juventude e dinâmica do clube: “É, sem dúvida, um clube jovem, dinâmico, em constante ação, visando contribuir com o seu know-how para fazer a diferença na comunidade”, disse.

O Rotary Club Douro Saúde pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.