Rotary Club de Barcelos
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Barcelos, um concelho onde o Rotary faz a diferença

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Barcelos, no dia 11 de novembro.

A deslocação à cidade minhota teve início com uma receção na Câmara Municipal de Barcelos pelo Vice-Presidente do Município, Domingos Pereira, à qual se seguiu uma visita ao Marco Rotário.

José Alberto Oliveira na Câmara Municipal de Barcelos
José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Barcelos pelo Vice-Presidente do Município, Domingos Pereira.

José Alberto Oliveira teve, de seguida, a oportunidade de visitar a Casa do Povo de Alvito São Pedro, e conhecer a realidade desta instituição com a qual o Rotary Club de Barcelos tem uma parceria de colaboração. A esta IPSS foram atribuídos tablets, no âmbito de uma campanha levada a cabo pelo Distrito 1970, os quais permitem facilitar o contacto dos utentes idosos com os seus familiares sem a necessidade de se deslocarem a um local com equipamento informático.

O Rotary Club de Barcelos, fundado em 1968, e que conta, a partir do dia da Visita Oficial do Governador, com 23 membros, tem parcerias com outras IPSS deste concelho das margens do Cávado, como é o Caso da Amar 21. Nesta instituição, que promove o bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens com necessidades especiais, o clube equipou uma sala de estímulos sensoriais, bem como contribuiu para melhoramentos nas instalações, tanto interiores, como na envolvente.

Este clube, que numa parceria de longa duração com as corporações de Bombeiros Voluntários de Barcelos e de Barcelinhos, facilitou a oferta de duas ambulâncias para Cabo Verde, tem igualmente apoiado outros países de expressão portuguesa, como é o caso de Angola, para onde foram enviados livros técnicos.

José Alberto Oliveira e Francisco Cardoso, Rotary Club de Barcelos
“O nosso concelho sem o Rotary, ou sem o Rotary não é a mesma coisa. O Rotary faz a diferença”, disse Francisco Cardoso, Presidente do Rotary Club de Barcelos.

O Banco de Cadeiras de Rodas é um outro projeto do Rotary Club de Barcelos com elevado impacto na comunidade, através do qual são prestados equipamentos à população. O clube atribuiu, igualmente, camas articuladas a pessoas em situação de carência.

“Dar de si antes de pensar em si, esse é o lema do nosso clube”, disse Francisco Cardoso, Presidente do Rotary Club de Barcelos. “O nosso concelho sem o Rotary, ou sem o Rotary não é a mesma coisa. O Rotary faz a diferença”, salientou.

Barcelos é uma cidade sede de um concelho do distrito de Braga com cerca de 117 mil habitantes distribuídos por 61 freguesias. Situado nas margens do Cávado, este concelho é detentor de um vasto património histórico e artístico, e salienta-se por ser um importante polo da indústria têxtil, embora o calçado, a agricultura, a cerâmica e o turismo tenham também um peso importante na economia do território.

O Rotary Club de Barcelos pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.