José Alberto Oliveira visita Sever do Vouga, vila com Universidade Sénior de Rotary dinâmica
José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Sever do Vouga, no dia 10 de novembro.
O Marco Rotário, inaugurado por ocasião da última Visita Oficial do Governador, pelo ex-Governador Fernando Nogueira, foi o primeiro ponto de paragem de José Alberto Oliveira na sua deslocação a esta vila do distrito de Aveiro, conhecida como a Capital do Mirtilo e local de realização de uma feira anual dedicada a este produto.
De seguida, o Governador teve oportunidade de conhecer a Universidade Sénior de Rotary de Sever do Vouga, um projeto criado em 2009, e que conta com uma oferta curricular que abrange as Artes e a Expressão Dramática, a Educação Física, o Inglês, a História, a Informática, entre outras. A Universidade Sénior de Rotary de Sever do Vouga está a sofrer um processo de revitalização após a pandemia, com novas áreas curriculares, um novo corpo docente, um programa de alfabetização, e está profundamente enraizada na comunidade, como atestam algumas iniciativas, como é o caso da “Parede dos Ausentes”, que recorda os alunos falecidos, numa “homenagem sentida e com muito significado”, nas palavras da Presidente do Rotary Club de Sever do Vouga, Iolanda Matos. Neste local, José Alberto Oliveira foi recebido pelo grupo musical “Cantos e Cordas”, constituído por alunos da instituição.
José Alberto Oliveira visitou, posteriormente, a Rikor Tintas e Vernizes, do grupo Grupo Lusoverniz, com mais de duas décadas de dedicação à indústria das tintas e vernizes para proteção de superfícies. Esta empresa tem apoiado, em parceria, o Rotary Club de Sever do Vouga através do fornecimento de tintas e outros materiais de forma a este poder realizar obras de beneficiação nas novas instalações da Universidade Sénior.
Após uma receção na Câmara Municipal de Sever do Vouga pelo Vice-Presidente do Município, Paulo Nogueira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Hermínio Martins, José Alberto Oliveira visitou uma exposição alusiva ao Rotary Club de Sever do Vouga e à sua Universidade Sénior.
O Rotary Club de Sever do Vouga, fundado em 1987 e atualmente com 24 membros, é parceiro do projeto 100 SeVer, que tem como objetivo apoiar 100 pessoas com perturbações do foro psicológico/psiquiátrico de forma personalizada, de modo a retardar o avanço das patologias e melhorar a qualidade de vida e o seu bem-estar físico e psicológico. Constituído por uma equipa multidisciplinar, este projeto surgiu após a constatação de que um quarto dos severenses sofre de doença mental, um quadro agravado pela pandemia.
O concelho de Sever do Vouga tem cerca de 12 mil habitantes e situa-se no distrito de Aveiro, num espaço de transição entre a serra e o litoral. De cunho marcadamente agrícola, tem vindo a sofrer importantes desenvolvimentos na setor industrial e de serviços que têm diversificado a sua economia.
O Rotary Club de Sever do Vouga pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.