Entra no Jogo
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Vizela entra em jogo e solidariza-se com escola na Guiné-Bissau

O Rotary Club de Vizela, em parceria com a Escola Básica de Enxertos, lançou a campanha de solidariedade “Entra no Jogo”, cujo objetivo é apoiar a Escola de S. Paulo na Guiné-Bissau, através da ONGD Viver100Fronteiras.

FC Vizela
O primeiro clube a entrar em jogo foi o FC Vizela, que ampliou esta iniciativa a vários clubes da Primeira Liga.

Esta iniciativa, que visou recolher equipamentos de futebol, chuteiras e bolas, nasceu após a divulgação pela referida ONGD de uma fotografia dos meninos da escola guineense deficientemente equipados para a prática do desporto.

Paula Oliveira, do Rotary Club de Vizela, salienta o envolvimento dos alunos nesta ação solidária. “Educar passa também por envolver as crianças nestas ações. A educação começa por aqui”, disse.

Entra no Jogo
A iniciativa excedeu as expectativas mais otimistas, e a campanha revestiu-se de sucesso.

O primeiro clube a entrar em jogo foi o FC Vizela, que ampliou esta iniciativa a vários clubes da Primeira Liga. Realizaram um jogo solidário (Vizela – Santa Clara), no qual os adeptos tiveram a oportunidade de trocar um equipamento por um bilhete gratuito.

Quer o FC Vizela, quer o Vitória Sport Club, deslocaram jogadores à escola, onde as crianças tiveram a oportunidade de, através de uma entrevista, perceber a realidade da Guiné-Bissau, uma vez que, alguns jogadores do plantel eram guineenses.

O Rotary Club de Vizela, através da comissão de serviços à comunidade, conseguiu também envolver várias empresas, que responderam de forma significativa.

A iniciativa excedeu as expectativas mais otimistas, e a campanha revestiu-se de sucesso.

Parte dos bens recolhidos seguiram por terra, e foram distribuídos em Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, com destino final à Guiné-Bissau, Escola de S.Paulo. Brevemente, seguirá um contentor com a restante doação.

O Rotary Club de Vizela pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.