Abelha
Rotary Portugal D1970

Good for Beesness debateu polinizadores e sustentabilidade ambiental nas empresas

O Rotary Club Douro e Vouga International participou no evento Good for Beesness, organizado no dia 10 de novembro no Europarque, Santa Maria da Feira, e que fez a ligação entre a importância dos polinizadores e o mundo empresarial.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela BizFeira e pelo Europarque, reuniu entidades ligadas à investigação e conservação ambiental, empresas, e ainda órgãos de comunicação social, para debater a importância dos polinizadores e de que forma o mundo empresarial pode ter um papel ativo na sua preservação.

“A questão da polinização é algo que deve preocupar todos. Por exemplo, a quantidade de abelhas está a diminuir drasticamente”, referiu Paulo Matos, Presidente do Rotary Club Douro e Vouga International, o que pode pôr em causa a sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, “as empresas devem estar sensíveis a essa questão”, referiu, criando sustentabilidade e oportunidades de negócios sustentáveis.

Destacando que este “é um problema de todos”, Paulo Matos não deixou de referir a recetividade do Município de Santa Maria da feira para a temática, que veio a criar o projeto e convidou o Rotary Club Douro e Vouga International para parceiro.

Algumas dos testemunhos que puderam ser ouvidos vieram por parte das empresas, que apresentam já soluções voltadas para a preservação dos polinizadores. Uma das hipóteses passa por construir parques solares que permitam preservar as coberturas herbáceas dos solos que envolvem os painéis solares, de forma a promover o crescimento de flores e assim fomentar o aumento das populações de abelhas e outros polinizadores.

As empresas que impulsionam uma cultura de inovação sustentável são premiadas pelos consumidores, cada vez mais seletivos nas suas opções e conscientes dos desafios ambientais que o planeta enfrenta.

Na Europa, os polinizadores são, maioritariamente, abelhas e sirfídeos, mas também borboletas, traças, alguns escaravelhos e vespas. Menos polinizadores é sinónimo de um declínio de várias espécies de plantas, que podem até desaparecer, por dependerem destes animais, direta ou indiretamente, o que poderá comprometer a sustentabilidade do planeta.