Artigos do Governador 2020/21

Prevenir e tratar doenças obriga a uma ação concertada estratégica e holística

Queridos Companheiros,

Em plena pandemia Covid-19 este é o “Mês da Prevenção e Tratamento de Doenças” para Rotary International. A pergunta que se coloca é se podíamos ter prevenido este surto de coronavírus mais cedo? O Australiano e Prémio Nobel Peter Doherty, escreveu em 2012 no seu livro “Pandemias: o que toda a gente deve saber” que “a principal ameaça de uma pandemia global vem dos vírus respiratórios, como influenza e SARS, que se disseminam com incrível velocidade por meio das viagens aéreas”. Parecia adivinhar o que estava para acontecer.

Segundo Peter Doherty “as perturbações climáticas causadas pelo aquecimento global, aumento da densidade populacional e aumento da resistência aos antibióticos complicam os esforços para controlar as pandemias”. Estas são as grandes linhas de prevenção que nos podem ajudar num futuro próximo: mudarmos a forma como vivemos e utilizamos os recursos naturais, promovendo a sustentabilidade e o equilíbrio com o planeta. 

O Rotary acredita que a saúde é um direito de todos. Contudo, cerca de 400 milhões de pessoas em todo mundo não conseguem pagar assistência médica ou não têm acesso a cuidados básicos, sendo que muitas das doenças resultam em miséria e sofrimento para milhões de pessoas.

Para nós Rotários, prevenir e tratar doenças obriga a uma ação concertada, estratégica e holística, onde as várias áreas de enfoque de Rotary desempenham um papel fundamental: promoção da paz  (atualmente, 70 milhões de pessoas estão deslocadas como resultado de conflitos e violação de direitos humanos, metade delas são crianças), água limpa e saneamento (com acesso a água limpa e saneamento, a incidência de doenças transmitidas pela água diminui), apoio à educação (mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas, representando 17% da população adulta mundial), desenvolvimento económico (cerca de 800 milhões de pessoas vivem com menos de dois dólares por dia), saúde de mães e filhos (estima-se que 5,9 milhões de crianças menores de cinco anos morrem anualmente devido a desnutrição, falta de assistência médica e condições precárias de saneamento) e apoio ao meio ambiente (a destruição de florestas e a invasão dos seres humanos foi grande responsável na transmissão do Covid-19 de animais para pessoas).

Queridos Companheiros, o lema deste ano Rotário diz-nos que “O Rotary Abre Oportunidades”. Acredito que a grande consciência que nos trouxe esta pandemia, é a oportunidade de mudarmos a forma como vivemos e utilizamos os recursos do planeta. No fundo, hoje percebemos com mais clareza que a corrida desenfreada pelo sucesso que todos os dias nos leva para fora de nós próprios, não é o caminho para a nossa felicidade nem daqueles que mais amamos.

Estou certo que esta paragem forçada pelo Covid-19 nos tornou mais solidários, mais amigos, e sobretudo mais conscientes sobre o mundo que queremos deixar aos nossos filhos e netos, combatendo uma doença que deveremos prevenir e tratar: a pandemia da indiferença e do egoísmo, que nos fez crer que sozinhos conseguíamos chegar mais rápido. Pois hoje está claro para todos, que apenas juntos, chegaremos mais longe.

Um forte abraço,

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de dezembro da revista Portugal Rotário