Jennifer Jones
Rotary International

Mensagem mensal da Presidente

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23

Agosto de 2022

Cada um de nós seguiu o seu próprio caminho para se tornar membro do Rotary. Alguns associaram-se para seguir o exemplo do pai, que era rotário. Outros entraram na nossa organização porque a sua empresa pediu que participassem numa reunião. E muitas associadas tiveram que esperar que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos tornasse a sua afiliação possível. No entanto, todos nós viemos pelo mesmo mecanismo — um convite.

Um convite que abre a nossa imaginação e nos mostra que os nossos sonhos podem tornar-se realidade. Cada um de nós tem a mesma oportunidade e honra de convidar alguém para o Rotary.

É inspirador imaginar que podemos buscar nas nossas comunidades os futuros líderes da nossa organização. Muitas vezes, somos tentados a procurar pessoas que sejam exatamente como nós. Temos que lembrar que pessoas aparentemente bem diferentes de nós podem, na verdade, compartilhar os nossos valores e ter competências que gostariam de usar para fazer a diferença.

É hora de o Rotary dar o próximo passo para promover a diversidade, equidade e inclusão em toda a organização.

Adotar uma experiência em que as pessoas se sintam incluídas é mais do que apenas diversificar o nosso quadro associativo. Trata-se de tornar as nossas reuniões e eventos lugares onde possamos falar aberta e honestamente uns com os outros, onde todos se sintam bem-vindos e seguros. Isso significa remover barreiras que impedem a entrada de algumas pessoas e abrir as portas para a inclusão. Os nossos valores continuam a ser a nossa força — e o nosso compromisso com a excelência exige que também mantenhamos elevados padrões para os nossos associados.

Eu acredito que estamos comprometidos e determinados a promover a diversidade, equidade e inclusão em todo o Rotary, e que isso está enraizado nas tradições mais profundas da nossa organização, garantindo que permaneçamos vibrantes e relevantes por décadas.

Há alguns anos, o nosso Conselho Diretor definiu a meta ambiciosa de aumentar a participação de mulheres em 30% até 2023. Temos menos de um ano pela frente, mas acredito que podemos até superar essa meta.

Precisamos que líderes do Rotary de todos os continentes, culturas e credos trabalhem por isso. Precisamos que jovens associados e pensadores assumam papéis e responsabilidades maiores. Precisamos de ouvir os novos associados do Rotary com o mesmo respeito que oferecemos àqueles que estão connosco há muitos anos.

Durante a nossa Convenção em Houston, ouvimos astronautas a falar das suas viagens espaciais. Refletimos sobre uma época na década de 60 em que o presidente dos EUA, John Kennedy, pediu para o mundo sonhar, dizendo: “iremos à lua [e faremos] outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis”.

Comprometer totalmente o Rotary com a diversidade, equidade e inclusão e alcançar as ambiciosas metas de desenvolvimento do quadro associativo podem parecer coisas tão improváveis quanto uma viagem à lua. Mas, como pessoas em ação, quando nos comprometemos com um grande objetivo, agregamos valor a cada grama de energia dedicada ao seu alcance.

De Rotary International