Empoderamento de meninas
Causas, Rotary International

Criar uma mudança positiva: A iniciativa de Empoderamento de Meninas do Rotary

Elizabeth Usovicz

Por Elizabeth Usovicz, Diretora do Rotary International, presidente da Força-Tarefa de Empoderamento de Meninas do Rotary

O que significa ser empoderada? Para meninas em todo o mundo, o empoderamento é a capacidade de fazer escolhas e criar mudanças positivas nas suas próprias vidas, bem como nas suas famílias e comunidades.

Meninas empoderadas tornam-se mulheres empoderadas. Chegar às meninas do nosso mundo é o cerne e o objetivo da Iniciativa de Empoderamento de Meninas do Rotary. As nossas histórias de apoio às meninas estão interligadas com as suas histórias de empoderamento, como a história de Atupele, do Malawi.

Conheci Atupele quando ela estava na escola primária através do meu trabalho voluntário com uma organização local que serve crianças em situação de risco em aldeias rurais. Atupele ficou órfã pela SIDA quando era criança. Com financiamento de um Rotary Club e assistência da Malawi Children’s Village, Atupele foi criada pela sua avó.

Atupele era inteligente e determinada. Queria ir para a escola secundária, mas não tinha dinheiro para as mensalidades, uniformes ou livros. O financiamento do Rotary Club e o apoio de doadores proporcionaram a Atupele uma bolsa de estudo. Quando passou nos exames de admissão para a escola de enfermagem, o financiamento de doadores subsidiou os seus estudos.

No seu primeiro ano na escola de enfermagem, Atupele sofreu violência de género e engravidou. Forçada a regressar à sua aldeia, as esperanças de Atupele de se tornar uma enfermeira desvaneceram-se.

Atupele deu à luz uma menina. Infelizmente, a sua bebé não sobreviveu. Durante esses tempos difíceis, Atupele nunca desistiu do seu sonho de se tornar enfermeira. Com determinação, encorajamento da aldeia infantil do Malawi e apoio do Rotary, Atupele voltou à escola e completou os seus estudos de enfermagem. Hoje, nas suas próprias palavras, diz: “estou a trabalhar como enfermeira pediátrica. Faço o seguinte: parto, cuidados pré-natais e pós-natais e clínica, assim como enfermagem de adultos”.

O caminho de Atupele não tem sido fácil, continuando a enfrentar desafios como profissional de saúde num país onde a proporção de cuidados é de uma enfermeira para mais de dois mil pacientes. Apesar das barreiras significativas, Atupele tem perseverado. Ela criou mudanças positivas na sua própria vida, e é um membro valioso da sua família e comunidade.

É por isso que os projetos do nosso clube, distrito e Grupo Rotary em Ação para empoderar as meninas são tão importantes, e é por isso que estas histórias são importantes. Agora no seu segundo ano, a Iniciativa de Empoderamento de Meninas do Rotary lançou milhares de projetos e atividades, desde a sensibilização e prevenção da violência baseada no género na África do Sul e América do Sul, à formação de competências profissionais e programas de micro-empréstimos na Índia, à educação sobre saúde e higiene menstrual, produtos e casas de banho específicas do género nas escolas em todo o mundo.

O que pode o seu clube fazer? Apoiar as raparigas do nosso mundo e estabelecer parcerias com um Grupo Rotary em Ação ou organizações comunitárias num projecto de empoderamento de meninas. Conte as suas histórias nas redes sociais e na sua comunidade. Liste as suas atividades na Rotary Showcase. Em Agosto de 2022, encontre mais informações e recursos na Página de Iniciativas Presidenciais do Rotary.

Na língua Chichewa do Malawi, Atupele significa “presente”. Os presentes mais valiosos que podemos oferecer às meninas são uma voz no seu próprio futuro, a oportunidade de escolherem por si próprias e a capacidade de criarem mudanças positivas nas suas próprias vidas, famílias e comunidades.

Traduzido de Rotary Voices.