Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

Expandindo o nosso alcance e aumentando a retenção

Quando encontra a expressão “Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão”, que pensamentos surgem na sua mente? Um lugar-comum rotário? A necessidade de convidar mais pessoas para o seu clube? A criação de clubes? Porque terá sido escolhido este tema para o mês de agosto quando, no hemisfério norte, a maioria das pessoas está de férias?

A virtual tranquilidade deste período poderá facilitar trocas de ideias com novos amigos e reflexões sobre como podemos melhor servir quem não tem acesso aos mesmos privilégios que nós. Continuarmos a convidar pessoas para os nossos clubes é fundamental para expandirmos o nosso alcance como pessoas de ação, com projetos que causam impacto duradouro nas nossas comunidades. Quantos mais formos, mais podemos fazer.

A palavra “desenvolvimento” transporta-nos também para dentro, para o envolvimento pessoal de cada um de nós em Rotary. No Brasil usa-se a expressão engajamento, traduzida do inglês engagement, que nos recorda o compromisso para servir que assumimos quando entramos. 

Este envolvimento pessoal, essencial em qualquer organização com voluntários, está associado às expectativas que tínhamos quando iniciamos esta caminhada: encontrar novos amigos e novas amigas, entrar numa rede mundial com mais de 1.4 milhão de pessoas em todo o mundo, servir o próximo através de ações de voluntariado, devolver à sociedade um pouco do que recebemos do longo da nossa vida, entre outras.

Além de usarmos cada encontro como uma oportunidade para mostrar às pessoas o que o Rotary pode fazer por elas como indivíduos e como membros das suas comunidades, este “engajamento” envolve o exercício de justiça e a atenção às suas expectativas. Escutá-las é fundamental para que possamos oferecer-lhes um ambiente seguro onde as suas ideias são respeitadas e acolhidas. Em Rotary, todos os membros têm o mesmo valor, independentemente da antiguidade ou das características pessoais.

O “desenvolvimento” envolve também formação pessoal. Quando foi a última vez que entrou na “Central de Aprendizado”, no “My Rotary”, para fazer um dos pequenos cursos aí existentes? Incentive os restantes membros do seu clube a fazerem o mesmo e a regressarem aos momentos mensais de Informação Rotária seguindo as ideias que proliferam nessa área digital dedicada ao desenvolvimento pessoal.

Assim, “Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão” lembra-nos a necessidade de falarmos do Rotary, do compromisso que assumimos quando entramos, de cuidarmos do nosso desenvolvimento pessoal para maior eficácia nas ações que desenvolvemos e a importância de recebermos os novos membros com equidade, de forma justa, respeitando as suas próprias expectativas.

Tão importante como a entrada de mais pessoas, porque há muito trabalho para fazer, temos a gentileza e o apoio incondicional devido aos companheiros e companheiras que estão connosco e que, como cada um de nós, desejam servir as suas comunidades num ambiente de verdadeiro companheirismo, amizade e paz.

Imagine o Rotary.

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970