Mensagem mensal da Presidente do Rotary International – outubro 2024
Stephanie Urchick
Presidente, 2024-25
Outubro de 2024
Com a aproximação do Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a 24 de outubro, é com grande orgulho que apoio o Rotary, enquanto nos unimos em todo o mundo para Eliminar a Pólio Agora.
Tive a honra de participar num evento “Strike Out Polio” em julho, no PNC Park, estádio da equipa de basebol Pittsburgh Pirates da Major League Baseball, organizado pelo Rotary Club de Delmont-Salem, no qual foram angariados 1,3 milhões de dólares para o Pólio Plus.
Mais tarde, durante o verão, juntei-me a membros da nossa família rotária para apoiar a iniciativa “Más Millas Menos Polio” (Mais Milhas Menos Pólio), um percurso de bicicleta organizado por Felipe Meza Chávez e a sua equipa, que pedalaram desde Ciudad Juárez, no México, até ao One Rotary Center em Evanston, Illinois, para angariar fundos e sensibilizar a comunidade. A viagem durou 12 dias, e Felipe e a sua equipa conseguiram recolher mais de 100 mil dólares para apoiar o combate à poliomielite. Foi uma alegria recebê-los à chegada a Evanston.
Fiquei também entusiasmada ao ver a equipa “End Polio” aumentar a consciencialização global durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Este grupo de atletas de classe mundial, líderes globais e apoiantes da erradicação da poliomielite reuniu-se para defender um mundo em que nenhuma criança tenha de viver com medo de ser paralisada pela doença. Alguns dos atletas da equipa “End Polio” são sobreviventes da poliomielite, o que reforça ainda mais o peso das suas mensagens de apoio.
Estes são apenas alguns exemplos das muitas formas como o Rotary se tem mobilizado recentemente para Eliminar a Pólio Agora. É vital que continuemos a procurar e a recrutar aliados na erradicação da poliomielite, principalmente após os desafios que os nossos esforços enfrentaram este ano.
O mundo rotário ficou de coração partido ao saber do trágico falecimento, em agosto, de Aidan O’Leary, diretor para a erradicação da poliomielite na Organização Mundial de Saúde.
Conheci o Aidan e trabalhei diretamente com ele. Foi um incansável defensor na luta contra a poliomielite e um homem gentil e genuíno. Recordá-lo-emos tanto pela sua dedicação como pela sua simpatia.
Mas, onde há dificuldades, há também esperança. Sinto-me esperançosa sempre que penso nas inúmeras formas como o Rotary apoia a luta diária para erradicar a poliomielite.
Como pessoas de ação, não temos o luxo de ceder ao desânimo, mesmo perante a tragédia. A melhor forma de honrar a memória de Aidan é unirmo-nos e alcançar o nosso objetivo de Eliminar a Pólio Agora.
Fizemos uma promessa às crianças do mundo e às suas famílias. Cabe-nos a nós, juntamente com os nossos parceiros globais, acabar de uma vez por todas com esta ameaça.
Existem muitas maneiras pelas quais podemos unir-nos para erradicar a poliomielite. Pode doar à campanha Eliminar a Pólio Agora, juntar-se ou dar início a uma Sociedade Pólio Plus no seu clube ou distrito, ou inspirar-se nas iniciativas de angariação de fundos que mencionei acima.
Incentivo os membros do Rotary em todo o mundo a continuar a sua procura de novos aliados, para que, juntos, possamos erradicar a poliomielite.