Jennifer Jones no Paquistão
Rotary International

Jennifer Jones visita Paquistão com o foco no desenvolvimento humano sustentável

Jennifer Jones, Presidente do Rotary International, visitou o Paquistão entre os dias 31 de julho e 8 de agosto.

Jennifer Jones foi recebida no aeroporto por membros do Rotary do Paquistão. Imagem: Rotary Pakistan District 3271

“No Paquistão, temos projetos de saneamento, água potável, educação básica e alfabetização, saúde materno-infantil, desenvolvimento da paz, desenvolvimento económico, empoderamento das mulheres e meio ambiente”, referiu Jennifer Jones durante a visita a este país asiático com 221 milhões de habitantes.

Citando um dos exemplos, falou da inauguração de uma estação de filtragem de água liderada por uma mulher, salientando que este tipo de projetos representa um marco para o desenvolvimento humano sustentável.

Numa visita a um centro de saúde em Tarlai, Jennifer Jones conheceu os esforços no combate à poliomielite. Imagem: Pakistan Polio Eradication Programme

Uma das áreas mais ativas do Rotary no Paquistão é o combate à poliomielite, doença endémica no país. O investimento do Rotary no programa Polio Plus no Paquistão é de 353,8 milhões de dólares e a sua contribuição global foi de cerca de 2,5 mil milhões de dólares, continuando o movimento comprometido até à erradicação da doença. Jennifer Jones expressou a esperança de que em breve o Paquistão alcançará o estatuto de país livre da poliomielite.

“No início da minha presidência, tenho orgulho em destacar e priorizar a meta do Rotary de erradicação da poliomielite, visitando o Paquistão e destacando as mulheres profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental na proteção de crianças contra esta doença evitável por vacinas”, disse Jennifer Jones durante uma reunião no National Emergency Operations Centre.

Apreciando o notável desempenho do Rotary no Paquistão após a ocorrência de desastres naturais, a Presidente do Rotary International disse que, num terramoto ou numa inundação, o Rotary sempre deu um passo à frente e desempenhou um papel pleno no fornecimento de socorro imediato às vítimas.

O investimento do Rotary no programa Polio Plus no Paquistão é de 353,8 milhões de dólares. Imagem: Pakistan Polio Eradication Programme

O Rotary Paquistão distribuiu cerca de 25.000 caixas/tendas de abrigo. Jennifer Jones referiu que o Rotary Jo Goth foi o melhor projeto após os deslizamentos de terras no Paquistão, no âmbito do qual 160 casas com infraestrutura sustentável foram construídas e entregues.

“O projeto de próteses do Rotary no Paquistão também está a prestar serviços significativos. No âmbito deste projeto, as pessoas com deficiência são habilitadas a desempenhar um papel ativo na sociedade. Da mesma forma, o Rotary também está a prestar serviços significativos no campo da educação”, disse Jennifer Jones. Quase todos os 500 clubes do Paquistão estão envolvidos para eliminar o analfabetismo no país.

“Agora é altura de começar novos projetos com o compromisso da plataforma do Rotary no Paquistão”, incentivou Jennifer Jones.

Jennifer Jones, de 55 anos, é a primeira mulher a alguma vez servir o Rotary International como Presidente.