Crie Esperança no Mundo
Rotary International

Gordon McInally quer que os membros do Rotary criem esperança no mundo

Presidente eleito do RI anuncia o lema presidencial de 2023-24

Por Etelka Lehoczky

Gordon McInally, presidente eleito do Rotary International, pediu que os membros despertem a atenção do mundo e liderem o caminho para possibilidades muito além das nossas atuais expectativas.

McInally, do Rotary Club de South Queensferry, Escócia, revelou o lema presidencial de 2023-24, Crie Esperança no Mundo, durante a Assembleia Internacional em Orlando, EUA, a 9 de janeiro. Incentivou os membros a promoverem a paz ao redor do mundo, ajudarem comunidades afetadas por conflitos e manterem os esforços em prol de iniciativas criadas por líderes anteriores.

“O objetivo é restaurar a esperança — para ajudar o mundo a recuperar de conflitos destrutivos e, desta forma, auxiliar-nos a alcançar mudanças duradouras para nós mesmos”, disse McInally na formação anual do Rotary para os novos Governadores de Distrito.

McInally falou sobre uma mulher que conheceu em Ban Taling Chan, na Tailândia, onde membros do Rotary ajudaram a construir casas, um salão de reuniões, creches e postos de saúde após o tsunami que devastou o sul da Ásia no final de 2004. A mulher tinha perdido o marido, a filha e o filho no tsunami, bem como o seu sustento. Mas, mesmo assim, tinha um presente para McInally: uma linda concha.

“A mulher disse-me que o Rotary… tinha restaurado o seu otimismo. Nós demos-lhe esperança “, disse McInally.

“É assim que o Rotary causa mudanças duradouras no mundo: restaurando ou criando uma esperança de cada vez”, acrescentou.

Promover a paz

Segundo McInally, uma maneira significativa de levar a esperança é dar mais ênfase à paz. Mencionou como os membros do Rotary entraram em ação no ano passado para apoiar o povo da Ucrânia após a invasão da Rússia. Ao fazer da ajuda humanitária uma prioridade, o Rotary está a atrair mais membros ucranianos. Mas, McInally disse que o verdadeiro alívio só virá com a paz — não apenas na Ucrânia, mas no Iémen, no Afeganistão, na Síria e em dezenas de outros lugares.

“A paz é o solo onde a esperança cria raízes”, disse McInally.

McInally também enfatizou o poder da continuidade, ao pedir que os membros do Rotary continuem o trabalho iniciado por alguns líderes do passado. Prometeu manter a iniciativa de empoderamento de meninas, lançada pelo presidente do RI de 2020-21, Shekhar Mehta, e a ênfase na diversidade, equidade e inclusão em toda a organização. Também citou eventos recentes que ressaltam a importância de o Rotary continuar focado no combate à poliomielite. No ano passado, o ressurgimento daquela doença em muitas áreas demonstrou que a liderança rotária na luta contra a doença é mais crucial do que nunca.

Para tal, McInally disse que o Rotary deve continuar a arrecadar pelo menos 50 milhões de dólares por ano para receber a equiparação de 2:1 da Fundação Bill e Melinda Gates. Atualmente, cerca de 1 em cada 12 membros doa para a campanha de erradicação da poliomielite, com menos de 1 em cada 5 clubes a contribuir anualmente para a causa.

McInally pediu que os governadores eleitos criem um novo sentido de urgência nos seus clubes para ajudar a concretizar a visão do Rotary de um mundo livre da poliomielite. “Este é o momento para irmos além do que é solicitado anualmente, ao garantir que possamos fornecer todos os recursos necessários para alcançar o sucesso o mais rápido possível”, disse.

Foco na saúde mental

Além disso, McInally disse que os membros do Rotary devem oferecer esperança às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental — uma crise exacerbada pela pandemia de covid-19. Muitas pessoas perderam membros da família, outras sofreram os efeitos do isolamento social, e os jovens, em particular, foram obrigados a interromper os seus estudos e desenvolvimento profissional. Como resultado, mais pessoas estão a enfrentar problemas de saúde mental. No entanto, procurar assistência para este tipo de problema é, muitas vezes, visto como um sinal de fraqueza.

“Nada poderia estar mais longe da verdade”, disse McInally. “Procurar ajuda é um sinal de coragem — e continuar no caminho rumo ao bem-estar, muito mais.”

Revelou que o Rotary trabalhará para melhorar o acesso a serviços de saúde mental no próximo ano e seguintes. Segundo McInally, o Rotary deve ser conhecido como uma organização que cuida tanto dos seus membros quanto das pessoas a que serve. “Qualquer profissional de saúde mental dirá que, ao ajudar o próximo, também estamos a ajudar a nós mesmos.”

McInally terminou o seu discurso com uma descrição do que considera o equilíbrio ideal entre continuidade e inovação. “O Rotary ajuda a criar as condições para paz, oportunidades e um futuro digno de ser vivido”, disse. “Ao darmos continuidade àquilo que fazemos de melhor, permanecermos abertos e dispostos a mudar, e ao mantermos o foco na construção da paz no mundo e dentro de nós mesmos, ajudamos a criar um mundo mais pacífico e mais esperançoso.”

Adaptado de Rotary International