Portugal AVC
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club de Viseu e conhece Portugal AVC

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, deslocou-se até à Beira Alta para realizar uma Visita Oficial ao Rotary Club de Viseu, no dia 9 de janeiro.

O Governador teve oportunidade de visitar a Universidade Sénior de Rotary de Viseu, fundada em 2001 e a segunda mais antiga do Distrito 1970, localizada num edifício da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, instituição com a qual o clube rotário da cidade tem uma parceria de colaboração. A Universidade Sénior conta atualmente com cerca de uma centena e meia de alunos – um número que ainda tenta recuperar a elevada frequência pré-pandemia – e uma vasta oferta curricular que abrange mais de duas áreas de estudo, lecionadas por professores voluntários, alguns deles membros do Rotary Club de Viseu. A nível formativo, esta instituição que valoriza a dinamização dos cidadãos seniores tem estabelecida uma parceria de longa data com o Instituto Politécnico de Viseu e com todas as suas Escolas Superiores localizadas na cidade, com quem partilha sinergias, tanto ao nível teórico, como prático.

A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos foi o seguinte ponto de paragem de José Alberto Oliveira, onde o Governador do Distrito 1970 tomou contacto com esta associação criada em 2016 com o objetivo de promover a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) e contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos sobreviventes, seus familiares, cuidadores e outros afetados por aquela enfermidade.

José Alberto Oliveira na AVC Portugal
José Alberto Oliveira visitou a Portugal AVC, associação criada em 2016 com o objetivo de promover a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) e contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos sobreviventes, seus familiares, cuidadores e outros afetados por aquela enfermidade.

António Madeira, do Rotary Club de Viseu, salientou em declarações ao Distrito 1970 que esta associação, que marca presença em 14 localidades, organizou o seu Encontro Nacional na cidade a 29 de outubro, e pôde contar com o apoio do clube. “O Rotary Club de Viseu apercebeu-se que esta associação era uma mais-valia para as pessoas que tinham sofrido um AVC e ficaram com sequelas” ao diminuir o isolamento que por vezes as limitações físicas impõem, disse António Madeira, ao salientar ainda a importância da divulgação das atividades da instituição e da criação de pontes de colaboração por parte dos clubes rotários.

José Alberto Oliveira foi, seguidamente, recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, com quem trocou cumprimentos e constatou da parceria e boas relações existentes entre o Rotary Club de Viseu e o Município.

José Alberto Oliveira e Fernando Ruas na Câmara Municipal de Viseu
José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, com quem trocou cumprimentos e constatou da parceria e boas relações existentes entre o Rotary Club de Viseu e o Município.

Durante a reunião com o Conselho Diretor do clube rotário viseense, fundado em 1934 e atualmente com 39 membros, José Alberto Oliveira pôde tomar contacto com algumas das iniciativas e projetos levados a cabo na comunidade. O Rotary Club de Viseu tem fortes ligações às IPSS locais, como é o caso da APPDA – Associação Portuguesa Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu, e colabora ativamente com o Banco Alimentar, tanto na doação de géneros, como em ações de voluntariado.

O clube está, igualmente, envolvido no apoio à integração dos migrantes carenciados, uma área que ganhou um especial relevo com o desencadear do conflito na Ucrânia.

A nível educativo, o Rotary Club de Viseu promove a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em articulação com a Fundação Rotária Portuguesa, bem como a valorização dos alunos do concelho com Prémios de Mérito Escolar.

O Rotary Club de Viseu está prestes a retomar a atividade do Rotaract Club da cidade, e encontra-se em fase adiantada de execução a criação do Rotary E-Club Satélite Lusofonia. O clube tem estabelecidas geminações com três clubes rotários franceses – Rotary Club de Marmande, Rotary Club de Nontron e Rotary Club d’Argelès-Cauterets –, um espanhol – Rotary Club Salamanca –, e um brasileiro – Rotary Club de Santos.

José Alberto Oliveira na Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Viseu
A Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira teve uma expressiva participação, com a presença de membros de onze clubes rotários, jovens do Rotaract e Interact, bem como de representantes do Rotary E-Club Satélite Lusofonia.

A Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira contou com uma expressiva participação, com a presença de membros de onze clubes rotários, jovens do Rotaract e Interact, bem como de representantes do Rotary E-Club Satélite Lusofonia.

O Rotary Club de Viseu pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Viseu é a capital do distrito homónimo e sede de um município com 100 mil habitantes distribuídos por 25 freguesias. Conhecida pelo Museu Grão Vasco ou pela sua Catedral, a cidade de Viseu encontra-se numa área de elevada beleza natural e projeta-se para o futuro, com uma acentuada diversificação da economia operada nas últimas décadas.