Rotary Club de Sandim
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Sandim clube “unido e forte”

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Sandim, no dia 6 de janeiro.

O Governador foi recebido no Centro Cívico, um espaço ajardinado no centro da Vila de Sandim, onde pôde visitar o Marco Rotário antes de reunir com o Conselho Diretor do Rotary Club de Sandim, que conta com 12 membros e completa este ano uma década de existência.

A reunião, que nas palavras do Presidente daquele clube, Fernando Fontes, foi “extremamente frutífera”, deu a José Alberto Oliveira a oportunidade de conhecer os principais projetos desenvolvidos na comunidade da união de freguesias gaiense.

Fernando Fontes (direita), Presidente do Rotary Club de Sandim, declarou que este é um clube que “apesar de ter um quadro associativo diminuído pelas circunstâncias da vida, se sente unido e forte para servir a comunidade”, não deixando de realçar o ânimo com que os projetos são abraçados pelos membros e a satisfação com que o Governador José Alberto Oliveira (esquerda) os conheceu nesta sua Visita Oficial.

Uma das iniciativas, a ter lugar no próximo dia 20 de janeiro numa cerimónia na Junta de Freguesia de Sandim, é o reconhecimento aos alunos do Agrupamento de Escolas Diogo Macedo com a entrega de Prémios de Mérito Escolar.

Igualmente numa cerimónia de reconhecimento a ter lugar proximamente, mas desta vez ao profissional, será a homenagem póstuma a Joaquim da Mota Vieira, um sandinense “autodidata, com obra escrita, que realizou levantamentos rigorosos acerca da história local, e com contributos inegáveis” para a vida da vila, conforme relatou Fernando Fontes.

Uma atividade tradicional do Rotary Club de Sandim é a sua Caminhada Solidária, que anualmente reverte para uma instituição de cariz humanitário. A edição deste ano irá contribuir para a construção de um Lar Sénior na Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim, uma Mutualidade e uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, que pratica fins de auxílio recíproco de proteção social e desenvolvimento humano.

Os Bombeiros Voluntários de Crestuma são uma instituição local com a qual o Rotary Club de Sandim tem uma parceria de colaboração. Na época de incêndios o clube contribui com ofertas de garrafas de água, sumos, barras energéticas e outros suprimentos essenciais que auxiliam os “soldados da paz” na sua missão benévola.

A nível internacional, o clube está, neste momento, numa fase de contactos com o recém-formado Rotary Club de Chiveve, Beira, Moçambique, para “aprofundar ideias e pensar numa possível cooperação”.

Fernando Fontes, Presidente do Rotary Club de Sandim, declarou que este é um clube que “apesar de ter um quadro associativo diminuído pelas circunstâncias da vida, se sente unido e forte para servir a comunidade”, não deixando de realçar o ânimo com que os projetos são abraçados pelos membros e a satisfação com que José Alberto Oliveira os conheceu nesta sua Visita Oficial do Governador.

Sandim é parte integrante da União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, com 18 mil habitantes, pertencente ao concelho de Vila Nova de Gaia.

O Rotary Club de Sandim pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.