Convenção Melbourne
Rotary International

Convenção do Rotary International termina com uma mensagem de esperança

Por Etelka Lehoczky | Fotografias por Monika Lozinska

Traduzido de Rotary International

Depois de imaginarem o futuro do Rotary em Melbourne, na Austrália, os membros e oradores da Convenção Internacional 2023 do Rotary, olharam para o encontro do próximo ano em Singapura, e puderam partilhar esperança com o mundo, ao concentrarem-se na saúde mental e no bem-estar.

“Singapura é uma cidade que personifica o espírito de servir e retribuir à comunidade”, disse Jennifer Scott, Presidente da Comissão da Convenção Internacional de 2024. “Esta cidade-estado é um centro de cultura, gastronomia e inovação, e é conhecida pela sua arquitetura, beleza natural e vida noturna agitada. Há algo para todos em Singapura”.

Jennifer Scott, Presidente da Comissão da Convenção Internacional de 2024, fala sobre o evento do ano que vem em Singapura durante a sessão de encerramento da Convenção do Rotary International em Melbourne, Austrália.

Durante a sessão de encerramento da Convenção, o Presidente Eleito do Rotary International de 2023-24, R. Gordon R. McInally, explicou por que está a pedir aos membros que façam da saúde mental uma prioridade. Quando o seu único irmão terminou com a própria vida, McInally disse que ficou determinado em combater o estigma em torno de questões da saúde mental e expandir o acesso a cuidados.

“Arrisco-me a sugerir que uma das principais razões pelas quais o meu irmão e tantos outros como ele chegam ao ponto a que chegaram é o facto de a saúde mental continuar a ser um assunto tabu e os serviços de saúde mental continuarem a ser escassos”, disse. “Eu sei que o Rotary pode fazer algo relativamente a esta qestão. Estou confiante de que podemos atender às necessidades de saúde mental.”

“Podemos ajudar-nos uns aos outros de forma a nos sentirmos mais apoiados como rotários e vizinhos”, continuou McInally. “Podemos defender os serviços de saúde mental. E podemos construir pontes com especialistas na área de saúde mental para ajudar a expandir o acesso ao tratamento.”

McInally pediu aos rotários que criem esperança no mundo, ao envolver-se e agir num momento crítico da história.

“Para criar esperança, devemos continuar a fazer o nosso importante trabalho, e fazê-lo melhor do que nunca”, disse. “Temos de reorientar os nossos esforços para construir a paz em todo o mundo. E temos de nos ajudar uns aos outros a encontrar a paz interior – e partilhar essa ética de cuidado com as pessoas que servimos.”

A animação do público na sessão de encerramento da Convenção do Rotary International em Melbourne, Austrália.

No início do dia, Kunle Adeyanju, Presidente do Rotary Club de Ikoyi Metro A.M., na Nigéria, refletiu sobre como cumprir a promessa de um mundo livre da poliomielite. Em 2022, Adeyanju viajou de moto de Londres, na Inglaterra, até Lagos, na Nigéria, para angariar fundos e chamar a atenção para a causa.

“Estamos na última milha do esforço para a erradicação da poliomielite. Isto é muito animador”, disse Adeyanju. “Mas quando se está tão perto do ponto de inflexão, todos os ganhos que se conseguiram nos últimos 30 anos podem desaparecer num dia.”

Adeyanju comparou o compromisso de acabar com a polioimelite com a sua maratona.

“Houve várias ocasiões em que eu estava no Saara e me perguntava: ‘Porque é que estou a fazer isto? O que é que me trouxe até aqui? Mas o espírito resiliente que existe em nós diz: ‘Sim, é difícil, mas é possível’. Essa é a mesma mentalidade que precisamos de colocar na erradicação da poliomielite em todo o mundo”.

Durante outra sessão que destacou o difícil, mas factível, o ex-bolseiro Rotary pela Paz Ryan Rowe apresentou rotários haitianos que têm trabalhado para levar água limpa a 770 mil pessoas em sete condados do país como parte da HANWASH, ou Iniciativa Nacional de Água Limpa, Saneamento e Higiene do Haiti.

Nos últimos três anos, a organização angariou 1,8 milhões de dólares para cavar poços, construir latrinas e modernizar sistemas de água em todo o país. Os organizadores também planeiam investir 400 mil dólares num programa de orientação e formação para engenheiros locais.

Esta “é uma história incrível do impacto do Rotary que o mundo inteiro precisa de ouvir”, disse Rowe.

A Presidente do Rotary International, Jennifer Jones, e seu parceiro, Nick Krayacich, discursam durante a sessão de encerramento da Convenção do Rotary International em Melbourne, Austrália.

No seu discurso de encerramento, a Presidente do Rotary International, Jennifer Jones, que fez história como a primeira presidente mulher da organização, fez a ligação entre Imaginar o Rotary – a ideia de seu lema presidencial – e a esperança, um elemento de McInally.

“Não imaginamos o passado e também não buscamos esperança em ações passadas”, disse Jones. “Esperança” e “imaginar” são palavras para o amanhã – palavras que nos impulsionam para a frente. Baseiam-se umas nas outras e oferecem um caminho a seguir. Um caminho de continuidade”, concluiu.

Discursos e relatórios