Erradicação da Poliomielite
Causas, Rotary International

Dois casos de poliomielite “selvagem” dois meses após a primeira ocorrência do ano

No período compreendido entre 27 de abril e 24 de maio, foram registados dois novos casos de poliomielite “selvagem” no Afeganistão, após a primeira ocorrência de 2023 ter sido verificada dois meses antes, no Paquistão. Nestes dois países, a poliomielite permanece com estatuto endémico.

O vírus da poliomielite “selvagem” é a forma mais conhecida de propagação desta doença. Contudo, existe outra forma de poliomielite que se pode propagar dentro das comunidades: o vírus derivado da vacina em circulação, cVDPV, que constitui algumas centenas de casos por ano, particularmente no Continente Africano, e decorre de baixas taxas de imunização. A melhor forma de prevenir e deter a doença é vacinar as crianças. A vacina contra a poliomielite protege, quer do tipo de vírus selvagem, quer do vírus derivado da vacina, tendo sido esta a forma de combate à doença que salvou e continua a salvar milhões de crianças da paralisia.

A erradicação da poliomielite é uma das causas do Rotary International, ao mobilizar membros e comunidades na vacinação e monitorização desta doença causadora da paralisia infantil.

A Global Polio Eradication Initiative, da qual o Rotary International é membro ativo, publica regularmente os dados relativos ao número de infeções das últimas semanas. Mensalmente, o Distrito 1970 acompanha as atualizações e notícias desta iniciativa.

Desde a fundação da Global Polio Eradication Initiative, em 1988, o número de casos de poliomielite diminuiu em mais de 99,9%, tendo aproximado o mundo da erradicação desta doença.