Rotary Club Águas Santas-Pedrouços
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita na Maia o Rotary Club Águas Santas-Pedrouços, em dia “muito enriquecedor”

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club Águas Santas-Pedrouços, concelho da Maia, no dia 3 de fevereiro.

A visita teve início com uma receção pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, com quem José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer as relações próximas entre a Autarquia e o Rotary Club Águas Santas-Pedrouços.

A proximidade traduz-se em parcerias, não apenas nos projetos solidários, como é o caso de um concerto que decorrerá no Fórum da Maia a favor das doentes com cancro da mama, mas também na cedência do espaço para a sede do clube, na Casa do Alto.

Foi, aliás, na sede do Rotary Club Águas Santas-Pedrouços localizada naquele complexo municipal, que o Governador reuniu com o Conselho Diretor daquele que é um clube que soma 14 anos a servir a comunidade maiata.

José Alberto Oliveira, bem como uma comitiva que contou com a Presidente do Rotary Club Águas Santas-Pedrouços, Lígia Castro, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago.

O clube contará com um outro concerto solidário, em Março, que decorrerá no Ateneu Comercial do Porto, que se somará a outras iniciativas de proximidade à comunidade, como é o caso de um Programa de Sensibilização para a Diabetes, que contará com atividades de divulgação e ações de rastreio daquela doença.

Lígia Castro, Presidente do Rotary Club Águas Santas-Pedrouços, salientou as contribuições regulares do clube para a The Rotary Foundation e Fundação Fundação Rotária Portuguesa. A realização de uma feira polivalente, no mês de junho, também não foi esquecida, como forma de angariar fundos, e permitir à comunidade envolver-se nas atividades solidárias.

O Rotary Club Águas Santas-Pedrouços viu o seu quadro associativo alargar-se para os 17 membros, com a admissão de 4 novos membros por ocasião da Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira. “Foi um dia muito enriquecedor, durante o qual se abordaram temas úteis para a comunidade, e onde tudo correu de forma muito fluída”, disse Lígia Castro.

Os seus objetivos na Presidência do clube, durante este ano rotário, passam por “conseguir mais e melhor para o Ser Humano”, pois, refere, “os tempos que vivemos são conturbados”.

Águas Santas e Pedrouços são duas freguesias urbanas pertencentes ao município da Maia, na Área Metropolitana do Porto, e que totalizam perto de cinco dezenas de milhar de habitantes. A Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Águas Santas, é um templo católico em estilo românico que remonta a 1120, e constitui o remanescente de um convento erguido em 974 e que subsistiu até ao século XIX.

O Rotary Club Águas Santas-Pedrouços faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.