Parque Florestal Rotário
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Figueira da Foz onde conhece “clube com histórias inspiradoras”

José Alberto Oliveira realizou a uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club da Figueira da Foz a 22 de setembro, durante a qual ficou a conhecer melhor as atividades deste antigo e conhecido clube rotário.

A visita a esta cidade costeira do distrito de Coimbra incluiu uma deslocação ao Parque Florestal Rotário Alberto Rei, criado em parceria com o Município, onde podem ser apreciadas árvores de distintas espécies, neste caso, associadas a valores do Rotary.

Houve lugar para uma visita à empresa Águas da Figueira, S.A., responsável pela distribuição de água canalizada e tratamento de águas residuais na cidade, sendo reconhecida localmente pelas práticas de inclusão laboral.

José Alberto Oliveira foi recebido na Sede do Município pela Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Anabela Marques Tabaçó.

Houve lugar para uma visita à empresa Águas da Figueira, S.A., responsável pela distribuição de água canalizada e tratamento de águas residuais na cidade, sendo reconhecida localmente pelas práticas de inclusão laboral.

A reunião do Conselho Diretor decorreu no Hotel Malibu, durante a qual o Governador pode ficar a conhecer alguns dos projetos e iniciativas do Rotary Club da Figueira da Foz.

Este clube, fundado em 1938, conta atualmente com 41 membros, e tem parcerias com diversas associações locais que prestam apoio e acompanhamento social. Igualmente, durante a pandemia, celebrou acordos com empresas de distribuição e, por vários meses, promoveu a distribuição de cabazes, por associações, a famílias e pessoas referenciadas pelos serviços sociais.

Uma outra forma de apoio alimentar é o envolvimento dos restaurantes para a entrega de refeições “prontas-a-levar” a famílias.

O “Vinho Rotário” é um projeto do clube que versa igualmente a ligação com o associativismo local. Na sua primeira edição, os rótulos foram pintados por artistas locais, sendo as garrafas fornecidas por uma empresa vidreira local, com as receitas a reverterem para associações. O projeto manter-se-á, estendendo-se a realização dos rótulos aos utentes, de forma a promover a inclusão.

Uma das iniciativas do Rotary Club da Figueira da Foz envolve a colaboração com a Associação SOGA para a realização de um furo de água potável na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

José Alberto Oliveira – na imagem com a Presidente do Rotary Club da Figueira da Foz, Sílvia Ataíde – foi recebido na Sede do Município pela Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Anabela Marques Tabaçó.

O clube atribui anualmente bolsas e diplomas de mérito aos diversos graus de ensino, incluindo o Superior, e possibilita igualmente, às crianças do concelho e fora do horário escolar, atividades não tradicionais nos currículos. Música, teatro, dança e xadrez, são algumas das atividades proporcionadas em colaboração com a Sociedade Filarmónica 10 de Agosto. Está previsto igualmente o rastreio visual a crianças em idade pré-escolar.

O batismo de voo para pessoas com deficiência, em colaboração os Rotary Clubs de Pombal e de Leiria, é igualmente uma tradição que este clube mantém.

Sílvia Ataíde, Presidente do Rotary Club da Figueira da Foz, prevê que poderão estar criadas condições, dentro de um breve prazo, de proporcionar momentos de descanso a cuidadores de pessoas com deficiência. “Um carregar de baterias”, referiu.

“Todos precisamos de todos, independentemente da posição de cada um, independentemente do momento”, disse Sílvia Ataíde. “A dádiva de partilhar, seja um apoio, uma ideia, iremos recebê-la sempre de volta”, concluiu com um sorriso.

José Alberto Oliveira, que se declarou entusiasmado, referiu a antiguidade do clube aliada à sua dinâmica: “É um clube muito ativo, muito conhecido pela sua idade, tem Companheiros com mais de 50 anos de Rotary!”

“É um clube com histórias inspiradoras”, concluiu José Alberto Oliveira.

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.