Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club de Espinho e conhece o seu foco nas causas sociais da cidade

José Alberto Oliveira realizou a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Espinho no passado dia 23 de setembro, durante a qual pôde perceber a vontade de fazer crescer o clube e a sua presença na comunidade espinhense.

O Marco Rotário da cidade de Espinho foi o ponto de encontro para o início da visita, ao que se seguiu a plantação de uma árvore no Parque João de Deus. Rui Torres, Presidente do Rotary Clube de Espinho, salientou a necessidade de reconciliar as cidades com as árvores, pois aquelas não estão preparadas para todo o tipo de vegetação e o desenvolvimento urbano harmonioso exige planeamento para que estas possam conviver com os cidadãos.

Seguiu-se uma receção na Câmara Municipal de Espinho, onde José Alberto Oliveira e o Presidente do Rotary Club de Espinho foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Miguel Reis.

A reunião do Conselho Diretor teve lugar no Museu Municipal de Espinho, após a qual José Alberto Oliveira teve oportunidade de visitar o espaço e conhecer um pouco mais das histórias e tradições desta cidade costeira no extremo norte do distrito de Aveiro.

Rui Torres referiu que a Visita Oficial do Governador coincidiu com a altura da festa local de Espinho, que, de certa forma, fecha a época de veraneio. Recordou que, devido à sazonalidade do mercado de trabalho associada ao turismo balnear, a cidade enfrenta problemas de empregabilidade que se traduzem em carências sociais às quais o Rotary Club de Espinho está atento. O clube presta, igualmente, apoios de emergência em articulação com as associações de carácter social de Espinho.

Para além das causas sociais, o Rotary Club de Espinho pretende priorizar a dinamização de jovens e a criação de Interact e Rotaract Clubs na cidade de forma a garantir o quadro social nos próximos anos. “Poder crescer, para poder servir”, disse Rui Torres, que referiu igualmente haver trabalho com a comunicação social local de forma a aumentar a visibilidade do clube.

“Hoje, vamos lançar as redes ao mar, no sentido de ter uma boa colheita e podermos servir”, referiu Rui Torres relativamente à Visita Oficial do Governador e às expetativas do aumento do quadro associativo.

“O Rotary Club de Espinho, há 35 anos a fazer o bem na comunidade espinhense, tem mostrado uma resiliência exemplar. Com obra feita, é uma instituição que olha com confiança para o futuro. Plantamos uma árvore em frente à sede do Município, onde fomos muito bem recebidos pelo seu Presidente e dois dos Vereadores, simbolizando a vontade que o clube tem de crescer. Vim de Espinho ainda com mais vontade de servir.”, referiu José Alberto Oliveira.

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.