Rotary, Rotary Portugal D1970, VOG

Visita Oficial do Governador Distrital ao Rotary Club de Celorico de Basto enfatiza compromisso Comunitário e Juventude

No dia 26 de setembro, o Rotary Club de Celorico de Basto recebeu a Visita Oficial do Governador Distrital, Duarte Besteiro, e que destacou o compromisso firme do Rotary Club de Celorico de Basto em servir a sua comunidade e promover oportunidades para a juventude:

A Visita Oficial do Governador começou com a visita ao Marco Rotário, uma visita especial ao marco rotário demonstrou o espírito de pertença e serviço rotário. Os rotários foram depois recebidos por João Moreira Dias, que proporcionou uma visita guiada à biblioteca. Durante a visita, os visitantes conheceram o papel vital que a biblioteca desempenha na comunidade e exploraram o seu notável acervo, em grande parte doado pelo Marcelo Rebelo de Sousa. A visita terminou com a entrega do Governador do Distrito 1970 à biblioteca, que recebeu uma peça institucional alusiva ao ano rotário em curso, bem como uma flâmula com o tema rotário atual, a última edição da revista Portugal Rotário e um exemplar do manual de formação rotária utilizado no ano 2023-2024.

No final da tarde, realizou-se uma reunião com o Conselho Diretor do clube. Durante a reunião, foram apresentados e analisados os principais projetos do clube para o ano rotário em curso. Além disso, o reforço do quadro social foi um tema de destaque, com a admissão planeada de novos companheiros ao longo do ano.

À noite, o Rotary Club de Celorico de Basto realizou o seu tradicional jantar de companheirismo, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Domingos Teixeira, e representantes de diversos clubes rotários. No discurso de encerramento, o Governador Duarte Besteiro elogiou o trabalho do Rotary Club de Celorico de Basto em prol da sua comunidade e ressaltou a forte ênfase do clube na juventude. Isso foi evidenciado pela decisão do clube de criar um clube Rotaract e pelo apoio a jovens carenciados vindos de países de língua oficial portuguesa (PALOPs) para prosseguirem os seus estudos na região.