Rotary Club de Estarreja
Rotary Portugal D1970

Visita Oficial de José Alberto Oliveira no 61º aniversário do Rotary Club de Estarreja

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Estarreja, no dia 30 de janeiro, data da comemoração do 61º aniversário daquele clube, que conta atualmente com 33 membros.

A visita teve início com uma receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estarreja, pelo Presidente do Município, Diamantino Sabina, com quem José Alberto Oliveira trocou cumprimentos. A ocasião, que contou também com a presença de vários elementos do Rotary Club de Estarreja, foi afirmada pela sua Presidente, Conceição Teixeira, como um sinal da “ótima relação” com a Autarquia, revelada nas diversas parcerias em projetos do clube.

José Alberto Oliveira, acompanhado de vários elementos do Rotary Club de Estarreja, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.
Fotografia: Carlos Marques

Posteriormente, o Governador visitou a CIRES – Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, uma empresa fundada em 1960 naquele que constituiu o primeiro empreendimento industrial luso-japonês no pós-guerra. Situada no Complexo Químico de Estarreja, esta empresa conta com quadros técnicos especializados que asseguram a sua posição de liderança no mercado ibérico dos polímeros de PVC, com as preocupações ambientais em destaque. A CIRES tem sido uma parceira “assídua” e de “longa data” do Rotary Club de Estarreja, como destacou Conceição Teixeira.

A Universidade Sénior de Rotary de Estarreja, uma instituição fundada em 2011, é um dos projetos estruturantes e com os quais o Governador tomou contacto durante uma reunião com o Conselho Diretor do clube. Com valências que extravasam a oferta curricular, esta Universidade Sénior promove o bem-estar de todos aqueles para quem estar em atividade e em contacto com a comunidade é importante numa idade que tem muito para oferecer. O Grupo de Cantares, com atuações ao vivo em eventos ou em IPSS, é disso exemplo. De referir ainda os espetáculos de teatro, representados por alunos, ou ainda as visitas de estudo e as viagens temáticas.

José Alberto Oliveira visitou a CIRES – Companhia Industrial de Resinas Sintética, empresa industrial líder no mercado ibérico dos polímeros de PVC, e com a qual o Rotary Club de Estarreja tem uma parceria de longa data para a concretização dos seus projetos.
Fotografia: Carlos Marques

Este projeto conta com a parceria entre o Rotary Club de Estarreja e a Câmara Municipal de Estarreja, a Escola Secundária de Estarreja, o Centro das Novas Oportunidades, a SEMA Associação Empresarial, e a Biblioteca Municipal.

Um “projeto histórico”, segundo Conceição Teixeira, é o Banco de Material Ortopédico. Este serviço à comunidade, totalmente gerido pelo Rotary Club de Estarreja, disponibiliza um parque de equipamentos cedidos temporariamente a famílias carenciadas, constituído por camas articuladas, cadeiras de rodas, canadianas, e outros. Em constante renovação, o funcionamento deste banco, que responde a numerosas solicitações, é garantido pelo pleno envolvimento dos membros do clube.

O clube tem igualmente um Banco de Material Informático, criado durante a pandemia por covid-19, para atender às necessidades dos alunos carenciados. Atualmente, cede os equipamentos a pessoas carenciadas, ou estudantes que deles necessitem. Foram, ainda, oferecidos, com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, nove tablets a instituições que prestam serviços de acolhimento a idosos no concelho, de forma a proporcionar uma forma de contacto mais cómoda com familiares e amigos.

As instituições de cuidados a idosos do concelho são, aliás, alvo de especial atenção por parte do Rotary Club de Estarreja, que organiza eventos de interação entre crianças e os utentes, de forma a proporcionar momentos de convívio inter-geracional e de combate à solidão. O clube tem demonstrado uma forte ligação às IPSS locais, não apenas vocacionadas a idosos, como demonstra a resposta às necessidades de uma criança da CERCI de Estarreja, a quem foi oferecida uma cadeira de rodas adaptada.

Dando forma às parcerias com a Câmara Municipal de Estarreja, o clube organiza, anualmente, o projeto “Apadrinhe um Sonho de Natal”. Nesta iniciativa, é colocada uma árvore de Natal na Biblioteca Municipal de Estarreja, na qual são pendurados envelopes recolhidos pelos Serviços de Ação Social da Autarquia. Estes envelopes encerram sonhos de crianças – 140 neste último Natal –, todas oriundas de famílias desfavorecidas, os quais a população tem a oportunidade de concretizar. As entregas são feitas nas Juntas de Freguesia locais, e, para Conceição Teixeira, “é uma alegria ver as crianças a abrir os presentes”.

Uma outra tradição do clube constitui o seu Desfile de Moda Solidário, este ano rotário organizado em novembro e dinamizado num jantar pela Casa da Amizade. O desfile teve como propósito a angariação de fundos para proporcionar bolsas de estudo a alunos do concelho de Estarreja que frequentam o Ensino Superior.

O Rotary Club de Estarreja, presidido atualmente por Conceição Teixeira, completou o seu 61º aniversário no dia da Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira.
Fotografia: Carlos Marques

Ainda na vertente solidária, a organização das campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome no concelho é confiada por aquela instituição ao Rotary Club de Estarreja, que angaria os voluntários e coordena toda a logística que decorre durante as ações.

O clube organiza regularmente palestras abertas à comunidade, como foi o caso do evento “Gestão do Património – Preparar o Futuro Hoje”, de âmbito económico, que decorreu em outubro e que contou com a presença de diversas empresas do concelho. Uma outra palestra, que será alargada às escolas do concelho nos próximos meses, versou os microplásticos. Organiza igualmente outras atividades de aproximação à comunidade, de caráter solidário, de forma a dar visibilidade ao clube e angariar verbas para os seus projetos.

Igualmente em outubro, decorreu o projeto “Crescer a ler, ler para crescer”, que visou a recolha de livros infanto-juvenis e jogos didáticos nas bibliotecas escolares para distribuição por crianças de famílias desfavorecidas.

Em maio, o clube terá a sua Gala no Cine-Teatro de Estarreja, onde serão entregues os prémios “Aníbal Drumond”, de mérito profissional, “D. Francisco Nunes Teixeira”, por obras solidárias, e “Rui Alberto”, de mérito escolar. Esta gala, que decorre anualmente, pretende ser uma forma de aproximação do clube à comunidade e de homenagem dos elementos desta que mais se destacam nas mais diversas áreas.

Conceição Teixeira, Presidente do Rotary Club de Estarreja, não esconde o seu orgulho e sentido de pertença ao clube: “Sinto que o nosso clube é onde pertencemos, onde gostamos de estar. Que nos orgulhemos de ter sido convidados a integrar este grandioso movimento.”

Estarreja é um município do distrito de Aveiro, com 26 mil habitantes distribuídos por 5 freguesias, famoso pelo seu Carnaval e por ser o local de nascimento do neurologista e Prémio Nobel Egas Moniz, na freguesia de Avanca.

O Rotary Club de Estarreja faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.