Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

O Mundo precisa de Paz

A paz é, geralmente, definida como um estado de calma e tranquilidade. Engloba também a ausência de perturbações, agitação, violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é um objetivo assumido por muitas organizações, designadamente pelo Rotary International.
Atualmente, quase 100 milhões de pessoas estão deslocadas devido a guerras, conflitos, violência, perseguição e violação dos direitos humanos. Metade são crianças. Os confrontos sucedem-se por todo o mundo e percebemos, com tristeza, que – apesar da paz ser um dos sentimentos mais desejados pela maioria dos habitantes deste planeta – demasiados continuam envolvidos, de alguma forma, na promoção da violência física, psicológica, moral, sexual, económica e social.
Em Rotary queremos contrariar essa realidade através de ações de formação que promovem a compreensão e oferecem às comunidades as competências necessárias para solucionarem conflitos. Como organização humanitária, a paz está no centro da nossa missão. Acreditamos que, quando as pessoas trabalham pela paz nas suas comunidades, o impacto global pode ser enorme.
Através de projetos sociais e do apoio a bolsas de estudo na área da paz, os membros do Rotary entram em ação para lidar com as principais causas dos conflitos, como a pobreza, a discriminação, as tensões étnicas, a falta de acesso à educação e a desigualdade social.
Com o objetivo bem definido e tratando-se de uma das áreas de enfoque do Rotary, o nosso compromisso com a paz pode abordar novos desafios. Como podemos aumentar o nosso impacto através de projetos que potenciem a paz, causando mudanças duradouras em nós mesmos, nas nossas comunidades e em todo o mundo? Como podemos imaginar e implementar ações inovadoras que potenciem o estabelecimento sustentável da paz? Como podemos mudar hábitos pessoais de consumo de forma a promovermos a paz também com o nosso planeta e com todos os animais que nele vivem?
No seio dos nossos clubes, do Rotary e das nossas comunidades, é fundamental que continuemos a trabalhar arduamente pela paz, desconstruindo preconceitos conflituosos, abraçando a Diversidade, a Equidade e a Inclusão, e interiorizando a nossa estimada Prova Quádrupla: do que pensamos, dizemos ou fazemos, é a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados?
O objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada; e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Imagine o Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970