Rotary Club da Covilhã
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita na Covilhã clube próximo da Universidade da Beira Interior

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Covilhã, no dia 31 de janeiro, por ocasião da comemoração do 57º aniversário do clube, que conta atualmente com 22 membros.

O Governador começou por visitar o Marco Rotário, situado no Jardim do Lago, um espaço verde de grandes dimensões apreciado para o lazer pelos habitantes da cidade da Covilhã, com um espelho de água, percursos pedonais, parques de desportos e infantis, bem como estruturas de apoio, como restaurante e esplanadas.

José Alberto Oliveira e vários membros do Rotary Club da Covilhã visitaram o Marco Rotário da cidade, situado no Jardim do Lago.

Posteriormente, José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal da Covilhã pelo Vice-Presidente do Município, José Armando Serra dos Reis, com quem trocou cumprimentos, tendo sido presenteado com lembranças de cortesia da cidade e da região.

José Alberto Oliveira visitou posteriormente a Reitoria da Universidade da Beira Interior, onde foi recebido pelo Reitor, Mário Raposo, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do NECE – Research Center in Business Sciences.

José Alberto Oliveira com o Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo. A instituição de Ensino Superior conta com mais de quatro décadas de existência na cidade da Covilhã.

O Rotary Club da Covilhã tem, desde há vários anos, uma parceria com a Universidade da Beira Interior, no âmbito da qual atribui anualmente o Prémio de Mérito Duarte Simões. O galardão foi criado pelo clube para premiar o mérito académico, em tributo ao seu antigo membro Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã. Na sua edição deste ano, o prémio foi entregue por ocasião desta Visita Oficial do Governador a Inês Pereira Lopes, pela sua dissertação sobre mobiliário direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Catarina Castelo Maia e Rafaela Fernandes Marrocano.

Ainda na Universidade da Beira Interior, o Rotary Club da Covilhã tem como objetivo fundar um Rotaract Club, contando já com o apoio do Pró-Reitor João Carlos Lanzinha e de alguns jovens de Uberlândia, Brasil, ligados ao movimento rotário e que se encontram a frequentar aquele estabelecimento de Ensino Superior.

Durante a Visita Oficial do Governador foi atribuído o Prémio de Mérito Duarte Simões.

Durante a Visita Oficial do Governador, o Rotary Club da Covilhã atribuiu ainda um donativo monetário à APPACDM da Covilhã, oriundo de verbas arrecadadas através de uma venda de Natal realizada pelos membros do clube. O clube tem ainda contribuído, sob a forma de várias iniciativas, com outras instituições locais, de modo a dar resposta às solicitações da comunidade.

A Covilhã é uma cidade sede de um município com 47 mil habitantes que se distribuem por 21 freguesias em plena Serra da Estrela. Conhecida pela sua indústria da lã, que a tornaram num importante polo empresarial, foi berço de Pero da Covilhã, e tem sediada, desde há mais de quatro décadas, a Universidade da Beira Interior.

O Rotary Club da Covilhã faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.