Nicki Scott
Rotary International

Um convite surpresa

A rotária de North Cotswold, Nicki Scott, atual Diretora do Rotary International, assumiu outra função: a de Vice-Presidente do RI. Aqui, discute os desafios para este ano.

Por Nicki Scott

Imagine a minha surpresa! A Presidente Eleita Jennifer Jones a pedir uma reunião Zoom numa noite de domingo. Estava a ligar para me falar acerca das suas nomeações para a Comissão Executiva do Conselho Diretor do Rotary International para 2022-23.

Em todos os casos eu respondi com “ótima escolha”! E então Jen disse… “então, deixa-me pedir-te para seres minha Vice-Presidente”! Eu não conseguia acreditar no que estava a ouvir! Sinceramente, nunca me ocorreu que Jen escolhesse outra mulher para ser a sua Vice-Presidente no ano em que o mundo rotário teria a sua primeira Presidente mulher.

Jen deixou bem claro que ela estava a oferecer-me a posição por causa de quem eu sou e pelas minhas competências – NÃO pelo facto de eu também ser uma mulher! Ambas acreditamos na equidade de género e no enorme valor adquirido com o equilíbrio de diversas competências, experiências e perspetivas na sala de reuniões. Pessoalmente, ficarei extremamente feliz quando não precisarmos mais de falar sobre mulheres no Rotary! Somos todos rotários, independentemente de género, etnia, idade, religião ou orientação sexual.

Assim que tive a oportunidade de recuperar a compostura, naturalmente disse “sim, seria uma honra absoluta trabalhar contigo”. A minha pergunta seguinte foi: “O que faz exatamente um Vice-Presidente?”

Jen explicou que fez exatamente a mesma pergunta quando foi nomeada para o cargo pelo Ex-Presidente do Rotary International, John Germ. Em termos claros, ele explicou que Jennifer assumiria o cargo de Presidente se algo lhe acontecesse.

Como consegue imaginar, estou extremamente grata por Jen estar em forma, saudável e cheia de energia para o próximo ano. Vai ser um passeio!

Todos precisamos de fazer a nossa parte para proteger a nossa integridade, de ser gentis com os outros e superar divisões.

Tive a sorte de conhecer Jen quando comecei a minha jornada como Governadora de Distrito na área de Chicago, e Jen era minha Diretora do Rotary International.

Logo me vi com muitas oportunidades para crescer e fortalecer as minhas próprias competências de liderança numa curta sucessão com algumas decisões difíceis de tomar. Não acredito em acumular títulos se não se puder estar totalmente presente e desempenhar o papel da melhor forma possível.

A função do Rotary que provavelmente mais me colocou à prova foi a de presidente do instituto para o sucessor de Jen, o diretor do Rotary International, Rob Knuepfer.

Eu estava a trabalhar a tempo inteiro com a Vistage International para iniciar o meu próprio Grupo de CEOs em Chicago. Imediatamente apercebi-me dos benefícios de criar uma visão clara, construir uma equipa forte e delegar para capacitar os outros a crescer e alcançar resultados por direito próprio.

No entanto, não teríamos conseguido essas metas ambiciosas se eu não tivesse a minha Companheira Governadora de Distrito, Shannon Scheffel, como Vice-Presidente. Tínhamo-nos conhecido muito bem quando trabalhámos numa Conferência Distrital Conjunta. Como esta foi a primeira vez, Jen veio para nos apoiar e, ao mesmo tempo, agregou um valor considerável com as suas competências de narrativa.

Shannon conhecia os meus pontos fortes e as minhas fraquezas, e os nossos conjuntos de competências complementavam-se extremamente bem. Esforçámo-nos muito, abraçámos conversas difíceis, quando necessário, e juntas conseguimos muito mais do que teríamos conseguido individualmente.

Cruzei-me novamente com Jen enquanto servia na Comissão de Planeamento Estratégico do RI. Gostávamos muito dessa função – trabalhar em conjunto com uma grande equipa de rotários para ajudar a moldar a direção futura da nossa organização.

Nicki Scott conheceu Jennifer quando começou a sua jornada como Governadora de Distrito na região de Chicago e Jennifer foi Diretora do Rotary International.

Pensar que agora estaremos a trabalhar como Presidente e Vice-Presidente, juntamente com um Conselho de Administração altamente talentoso e comprometido, para traduzir o Plano de Ação da nossa organização, na realidade, é incrível. Eu ia dizer que é um sonho realizado, mas posso dizer honestamente que não foi um sonho que sequer passou pela minha cabeça!

Jen tem algumas grandes prioridades para todos nos focarmos neste ano. A sua ideia de uma ronda de impacto para destacar e chamar a atenção para o grande trabalho dos nossos rotários é brilhante. O objetivo é aumentar a nossa relevância percebida fora do Rotary.

Somos um exército de voluntários comprometidos e que conhecem muito bem as nossas comunidades. Seria ótimo se pudéssemos colaborar com outras organizações sem fins lucrativos para ajudá-las a evitar ter de aumentar a sua própria base de voluntários em países distantes da sua sede.

Este setor é muito fragmentado e todos competimos pela mesma área de captação de recursos de doações individuais e corporativas. Poderíamos alcançar muito mais se trabalhássemos juntos.

Cuidar dos nossos membros também é extremamente importante. Rotários comprometidos são rotários felizes com sentido de propósito, paixão e influência.

Somos todos rotários, independentemente de género, etnia, idade, religião ou orientação sexual.

É muito empoderador e gratificante desempenhar um papel ativo no trabalho do Rotary. Costumo falar sobre ser viciada no conceito de auto-realização – e ganhei muito pessoalmente ao esforçar-me para fazer tudo o que posso pelos outros.

Também gostaria de fazer mais para defender a importância dos nossos valores fundamentais.

Entendo que qualquer organização tem políticas internas, mas acredito firmemente que a essência e o espírito do Rotary são um forte fator de diferenciação no mundo superlotado de desafios e oportunidades.

Traduzido de Rotary Great Britain & Ireland