Stephanie Urchick, segunda mulher a assumir a Presidência do Rotary International
Mandato de um ano irá dar prioridade à adaptação aos tempos de mudança e ao avanço da paz
EVANSTON, Ill., EUA – 25 de Junho de 2024
Stephanie Urchick, do Rotary Club de McMurray, PA, Estados Unidos, tornar-se-á a segunda mulher a assumir a Presidência do Rotary International em 1 de julho de 2024. Durante o seu mandato de um ano, Urchick liderará aquela organização de serviços com 119 anos de existência, na adaptação para o sucesso futuro, enquanto os 1,4 milhões de membros do Rotary em todo o mundo desenvolvem e aplicam projetos sustentáveis e orientados pela comunidade que combatem doenças, promovem a paz, fornecem água potável, apoiam a educação, protegem mães e crianças, impulsionam economias locais e defendem o ambiente. Mais de 5,5 mil milhões de dólares foram concedidos através da The Rotary Foundation — o braço do Rotary para fins humanitários e que ajuda os clubes a trabalharem juntos num serviço à comunidade mais significativo e marcante — para apoiar essas iniciativas ao longo dos últimos 100 anos.
Para garantir que a adesão ao Rotary seja uma opção atraente para aqueles que têm um coração voltado para o serviço e o companheirismo, Urchick está a instar os clubes a avaliarem os seus pontos fortes e áreas de melhoria, encorajando-os também a adotar diferentes formatos de reunião e estilos de adesão, enquanto trabalham para refletir as comunidades em que se inserem, em termos de género, idade, cultura, estatuto socioeconómico e mais.
“Abraçar diferentes pontos de vista e criar sociedades pacíficas, acolhedoras e inclusivas está no cerne do trabalho do Rotary”, disse Urchick. “Como Presidente, irei trabalhar com os clubes para dar prioridade ao avanço da paz, e ajudar a criar as condições para sociedades estáveis e resilientes nas quais as pessoas possam prosperar.”
Como uma das maiores organizações de serviços do mundo, o Rotary fez da construção da paz a pedra angular da sua missão global. A partir da realização de projetos de apoio a futuros líderes através de programas juvenis e bolsas de estudo, o Rotary está a atuar para abordar as causas subjacentes dos conflitos, incluindo a pobreza, discriminação, tensões étnicas, falta de acesso à educação e distribuição desigual de recursos.
Através da formação académica e prática, e ainda partilha global de informações, o Rotary está a ajudar profissionais a tornarem-se catalisadores eficazes para a paz. O Rotary faz parcerias com universidades de renome por todo o mundo para hospedar Centros Rotary pela Paz que capacitam, educam e aumentam as competências de todos aqueles que pretendem a paz. Todos os anos, o Rotary concede 50 bolsas de estudo para mestrados e até 80 bolsas de estudo para pós-graduação a líderes dedicados à paz e ao desenvolvimento de comunidades em todo o mundo.
Desde 2002, o programa de Centros Rotary pela Paz preparou mais de 1800 bolseiros pela paz a trabalhar em mais de 140 países para criar um mundo mais pacífico.
Para construir sobre este impulso, Urchick irá realizar uma conferência de paz no lançamento do mais novo Centro Rotary pela Paz, em parceria com a Universidade de Bahçeşehir, em Istambul, Turquia, em fevereiro de 2025.
Como Presidente, Urchick também irá supervisionar a principal meta do Rotary de erradicar a poliomielite. Juntamente com os seus parceiros da Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite, o Rotary alcançou uma redução de 99,9% nos casos, e contribuiu com mais de 2,7 mil milhões de dólares e incontáveis horas de voluntariado para proteger 3 mil milhões de crianças desta doença paralisante.
Sobre Stephanie Urchick
Urchick possui um doutoramento em Estudos de Liderança pela Universidade de Indiana, na Pensilvânia. Membro do Rotary desde 1991, Stephanie desempenhou várias funções e papéis na organização. O seu serviço inclui a construção de uma escola primária no Vietname; a instalação de filtros de água na República Dominicana; a orientação de novos membros do Rotary na Ucrânia; a coordenação de um projeto de subsídio da The Rotary Foundation na Polónia; e a liderança de esforços para formular e adotar o Plano de Ação do Rotary, um roteiro estratégico que irá ajudar a reunir ainda mais pessoas para criar mudanças duradouras e positivas num mundo em constante evolução.
Sobre o Rotary
O Rotary une uma rede global de líderes voluntários dedicados a enfrentar os desafios humanitários mais prementes do mundo, e a criar mudanças duradouras; liga 1,4 milhões de pessoas de ação de mais de 46 mil clubes rotários em quase todos os países. O seu serviço melhora vidas tanto local quanto internacionalmente, desde ajudar os mais necessitados nas suas próprias comunidades até trabalhar para um mundo livre da poliomielite.
Traduzido de Comunicado de Imprensa em Rotary International