Rotary e o Meio Ambiente
Causas, Rotary International

Rotary e o meio ambiente

Há muito que a família Rotary está comprometida com o meio ambiente, como demonstram as inúmeras atividades empreendidas pelos nossos membros para a conservação e proteção dos recursos naturais, defesa da sustentabilidade ecológica e promoção da harmonia entre as comunidades e o meio ambiente. E, há poucos dias, a nossa nova área de enfoque completou um ano de existência, aumentando ainda mais o escopo da nossa atuação por um planeta mais saudável.

O Rotary está pronto para impulsionar iniciativas ambientais com inovação e recursos, visando a adoção de soluções para enfrentar as causas e reduzir os efeitos das mudanças climáticas e da degradação ambiental. Entre esses recursos estão os Grupos Rotary em Ação relacionados com assuntos ambientais:

Criação de Emma O’Donnell, do Reino Unido, vencedora do concurso do póster da COP26.

O Grupo Rotary em Ação pelos Animais Ameaçados de Extinção (RAGES) reúne membros do Rotary com experiência em proteção de espécies em risco, auxiliando clubes e distritos no planeamento de projetos de impacto e na formação de conexões globais. Contacte o grupo para saber mais.

O Grupo Rotary em Ação pela Sustentabilidade Ambiental (ESRAG) é um dos que mais crescem. O ESRAG inspira e capacita a família Rotary oferecendo experiência, redes de contactos, informações e melhores práticas para implementação de projetos ambientais sustentáveis e de alto impacto.  Esses projetos costumam ser em sustentabilidade ambiental, consciencialização sobre as mudanças climáticas e redução das emissões poluentes. O ESRAG firmou parceria estratégia com o Project Drawdown para a produção conjunta de materiais educativos sobre a diminuição dos níveis de dióxido de carbono e do efeito estufa. Contacte o grupo para saber mais.

O Grupo Rotary em Ação pelas Soluções Alimentares, o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene e o Grupo Rotary em Ação pelo Desenvolvimento Económico Comunitário também realizam ações que priorizam a proteção e a conservação ambiental. Estes grupos podem ajudar com avaliações da comunidade, aspetos de sustentabilidade, identificação de parceiros e uso de medidas eficazes para avaliar o progresso de um projeto.

Navegue por mais de mil projetos ambientais listados no Rotary Showcase e conte com a Fundação Rotária para apoiar a área de enfoque no meio ambiente ou para solicitar subsídios.

Adaptado de Vozes do Rotary.