Jantar Castanha Judia Solidária
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Valpaços organiza jantar Castanha Judia Solidária para apoiar Daniela

O Rotary Club de Valpaços vai organizar no Centro Cultural e Recreativo de Argemil, no dia 4 de novembro, pelas 19h30, o jantar Castanha Judia Solidária.

Esta iniciativa do clube rotário transmontano pretende apoiar a Daniela, atualmente no último ano da Licenciatura em Medicina na Universidade do Porto, e encorajada por professores desde o final do Ensino Básico a libertar o potencial que revelava no excelente aproveitamento escolar. De origens desfavorecidas e adversas, Daniela encontrou no Rotary Club de Valpaços mãos amigas que a auxiliaram nesse seu percurso.

Daniela, aluna com classificação de 20 valores nos exames finais de Biologia e Matemática do Ensino Secundário, adquire assim o domínio sobre a sua própria vida, ao ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito, permitindo-se ser ela própria, mantendo a humildade que sempre a caracterizou.

“Perdoem-me a confidência, mas gosto de os encarar como o meu porto de abrigo, como os meus anjos da guarda, que, apesar das circunstâncias físicas, estão sempre aqui para me ajudar, para me amparar, para me acompanhar. Não sei colocar em palavras toda a gratidão que me invade”, escreveu Daniela, que estará presente no jantar do dia 4 de novembro.

Maria Argentina Abrantes, Presidente do Rotary Club de Valpaços, no seu convite aos clubes do Distrito 1970, destaca a felicidade no serviço aos outros e na renúncia ao egoísmo. “O bem que buscamos e a felicidade a que aspiramos somente podem ser alcançados quando renunciamos ao próprio egoísmo e trabalhamos por e para os outros.”, escreveu.

O jantar contará com atividades. Cada grupo ou clube levará uma poesia, lenda ou mito para partilhar com os demais presentes. Haverá, igualmente um pequeno concurso de quadras, que os participantes deverão entregar num envelope à entrada, a ser numerado. As quadras deverão conter as palavras “castanha” e “solidariedade”.

O Rotary Club de Valpaços conta, também, desde o início da iniciativa, com o apoio dos clubes rotários de Mirandela, Chaves e Bragança, e posteriormente, também, de Vila Real e Régua.

O Rotary Club de Valpaços foi fundado em 2006 e pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.