Escola Água Izé
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Lamego apoia escola em São Tomé e Príncipe

Imagens Missão Dimix ONGD

O Rotary Club de Lamego irá apoiar a construção de novas infraestruturas numa escola em São Tomé e Príncipe, num projeto que conta com as parcerias do Rotary Club São Tomé Ossobô e da Missão Dimix Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

Cristina Monteiro, Presidente do Rotary Club de Lamego, referiu que a Escola de Água Izé, na Ilha de São Tomé, funcionava com uma biblioteca e refeitório em área comum, e carecia de instalações sanitárias condignas. Após tomar conhecimento, e alertado por membros da parceira de projeto Missão Dimix ONGD, o clube decidiu apoiar a construção de um refeitório, duas salas de aula, e quatro casas-de-banho.

O projeto visa a vertente da Educação Básica e Alfabetização, uma das causas do Rotary, bem como o Empoderamento de Meninas.

O projeto visa a vertente da Educação Básica e Alfabetização, uma das causas do Rotary, bem como o Empoderamento de Meninas. A construção de instalações sanitárias poderá evitar uma das causas de abandono escolar, nomeadamente na altura do período menstrual, providenciando um espaço confortável e íntimo para as meninas.

Existe já um projeto de construção elaborado, e a angariação de fundos encontra-se ativa. “O projeto está na reta final de angariação dos restantes fundos para dar início à construção”, disse Cristina Monteiro. Irá, também, ser submetida uma candidatura à The Rotary Foundation.

Luís Monteiro, igualmente do Rotary Club de Lamego, salientou a parceria com o Rotary Club São Tomé Ossobô, e manifestou interesse em haver também um clube do Brasil como parceiro, alargando o arco da Lusofonia.

O Apoio à Educação e Alfabetização é uma das causas do Rotary International, tendo como objetivo fortalecer a capacidade das comunidades para apoiar a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de géneros na área educativa, e aumentar a alfabetização de adultos. O Empoderamento de Meninas é uma iniciativa que pretende melhorar a qualidade de vida das meninas e aumentar as suas hipóteses de desfrutarem de uma vida segura, saudável e produtiva.