Projeto Aldeia Feliz
Rotaract, Rotary Portugal D1970

Projeto Aldeia Feliz apoia construção de seis salas de aula em Moçambique

O projeto Aldeia Feliz, abraçado pelo Rotaract D1970, pretende construir, em colaboração com a The Big Hand, seis salas de aula que irão beneficiar 2500 crianças na escola de Matsinho, Moçambique.

Após um desafio lançado pela Governadoria para um trabalho em conjunto durante este ano rotário, foi com “muita humildade” que aquele foi aceite e encarado com confiança, apesar da dimensão do projeto, declarou Alexandra Cardoso, Representante Distrital do Rotaract.

O projeto, “que já estava constituído”, necessitava de divulgação e financiamento para poder ser concretizado, e, nesse sentido, vários clubes do Rotaract D1970 organizaram já uma série de eventos, alguns em colaboração com os respetivos Interact Clubs e Rotary Clubs, estando planeadas para breve outras ações de angariação de fundos.

Alexandra Cardoso deu como exemplo o Festival de Tunas de Ermesinde ou a Loja do Sol, em Monção, cuja receitas angariadas nas vendas revertem para o projeto e contribuem para o seu sucesso, sem no entanto deixar de referir que este tem sido amplamente acolhido por Rotaract Clubs de todo o Distrito.

A segunda fase do projeto, que agora se inicia, vê a sua divulgação ser reforçada, e abre as portas a parcerias com entidades particulares ou empresariais que estejam interessadas em apoiar esta iniciativa solidária.

Os interessados em colaborar com um donativo poderão fazê-lo por transferência bancária através dos seguintes dados:

IBAN: PT50 0045 1405 4035 7792 6616 3
À ordem de: Rotaract D1970
BIC/SWIFT: CCCMPTPL
Descritivo: “Aldeia Feliz”, nome/clube doador

Em Moçambique, a educação básica ainda é um desafio, principalmente em aldeias mais deslocadas como é o caso de Matsinho. A The Big Hand tem vindo a atuar no país há mais de uma década, no sentido de melhorar a qualidade de vida e de educação da sua população. De modo a combater o analfabetismo e promover o desenvolvimento social e económico desta comunidade, o Distrito 1970 e o Rotaract D1970 unem-se para cooperar com aquela organização.

Editado às 15:50 de 24/01/2023 com alteração para o nome correto da localização da escola.