Rotary Club da Senhora da Hora
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira recebido na Senhora da Hora por clube alicerçado em “trabalho, tolerância e transparência”

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos, no dia 12 de janeiro.

O Governador foi recebido pelos membros do Rotary Club da Senhora da Hora na Rotunda do Rotary International, localização do Marco Rotário da cidade, onde esteve presente igualmente o Presidente da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Moreira Fernandes, com quem teve oportunidade de trocar cumprimentos.

Posteriormente, José Alberto Oliveira visitou as instalações da Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos, fundada em março de 2007 por iniciativa dos então clubes rotários do concelho de Matosinhos – Rotary Clubs da Senhora da Hora, Matosinhos, São Mamede de Infesta, Leça da Palmeira –, tendo o Rotary Club de Leça do Balio aderido ao projeto imediatamente após a sua fundação, em 2010.

José Alberto Oliveira na Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos
Na Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos, José Alberto Oliveira teve oportunidade de assistir a uma atuação da Tuna em conjunto com o Coral da Amizade do Rotary Club da Senhora da Hora, formado por rotários e não rotários.

A Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos, que desde o seu início contou com o apoio da Autarquia e do Centro Paroquial de São Pedro de Araújo, coloca à disposição dos seus alunos uma vasta oferta curricular, que vai desde as várias áreas da História à Economia, passando pela Psicologia, as Línguas, a Literatura, as Artes, a Informática, até à Dança, Música e à Atividade Física. Conta igualmente com um Grupo de Violas e Cavaquinhos e uma Tuna. Os alunos usufruem igualmente de passeios culturais e podem contar com eventos académicos e semanas temáticas.

Ainda na Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos, José Alberto Oliveira teve oportunidade de assistir a uma atuação da Tuna em conjunto com o Coral da Amizade do Rotary Club da Senhora da Hora, formado por rotários e não rotários.

José Alberto Oliveira visitou o Rotary Club da Senhora da Hora.

Já na sede do Rotary Club do Rotary Club da Senhora da Hora, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor deste clube com 24 membros e fundado em 1986.

Seguiram-se atividades de companheirismo, durante as quais Carlos Araújo foi admitido como membro honorário pelo seu trabalho em prol do clube (enquanto ex-membro e Presidente) e ações de destaque na comunidade.

O clube, que distingue com Prémios de Mérito alunos da Senhora da Hora, tem igualmente um projeto conjunto com a sua Casa da Amizade, que atribui anualmente uma Bolsa de Estudo a um jovem da comunidade. De igual modo, é distinguido anualmente um profissional que se distinga na sua atividade e cujo impacto na comunidade se revista de relevo.

A ligação à comunidade local traduz-se igualmente pelo apoio a instituições de solidariedade social, como foi o caso da doação de colchões anti-escaras, co-subsidiada pela Fundação Rotária Portuguesa, a uma unidade de prestação de cuidados a doentes com cancro.

O Rotary Club da Senhora da Hora foi fundado em 1986 e conta atualmente com 24 membros envolvidos no serviço à comunidade.

Um projeto no qual o Rotary Club da Senhora da Hora está comprometido, com o suporte da The Rotary Foundation, conforme declarou o Secretário do clube, Paulo Soares, envolve o apoio ao programa Banco de Leite para a construção de creches em São Tomé e Príncipe.

Paulo Soares salienta ainda a “forte união” dos membros, ao mesmo tempo que alicerça a forma de servir do clube em “trabalho, tolerância e transparência”.

Senhora da Hora é uma cidade constituinte da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, pertencente ao concelho de Matosinhos, no distrito do Porto. Com um passado fabril, continua hoje pioneira, ao ser a sede da Porto Business School, e contar com infraestruturas únicas que permitem qualidade de vida aos seus residentes e atração de visitantes para estabelecer negócios.

O Rotary Club da Senhora da Hora pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.