Rotary Club Gaia-Sul
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Clube Gaia-Sul e testemunha assinatura de novo protocolo com Município

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club Gaia-Sul, no dia 10 de janeiro, onde ficou a conhecer este clube fundado em 1990 e atualmente com 16 membros.

O Governador começou por visitar a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa, onde foi recebido pelo seu Presidente, António Silva, e pela sua Vice-Presidente, Marina Nunes, para tomar contacto com uma instituição com a qual o Rotary Club Gaia-Sul tem uma profunda relação de parceria.

O clube rotário, que no último Natal doou a consoada a 30 pessoas sem-abrigo habitualmente apoiadas com refeições por aquela delegação da Cruz Vermelha, tem já firmados acordos para equipar duas salas de estimulação sensorial: no Centro de Saúde Mental de Vila Nova Gaia, e num centro de apoio infantil em Crestuma, no mesmo concelho.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi o palco da receção a José Alberto Oliveira por parte do Presidente do Município, Eduardo Vítor Rodrigues, e de mais sete vereadores, tendo sido apresentados cumprimentos e evidenciada a forte parceria entre a Autarquia e o Rotary Club Gaia-Sul.

A ocasião foi aproveitada para a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Rotary Club Gaia-Sul e o Município para apoio a refugiados provenientes do conflito na Ucrânia e que neste momento se encontram acolhidos no Seminário de Cristo Rei. O clube contribuiu já através da aquisição de vários bens, nomeadamente mobiliário, eletrodomésticos, equipamento de cozinha, entre outros.

José Alberto Oliveira e Eduardo Vítor Rodrigues na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi o palco da receção a José Alberto Oliveira por parte do Presidente do Município, Eduardo Vítor Rodrigues, tendo sido apresentados cumprimentos e evidenciada a forte parceria entre a Autarquia e o Rotary Club Gaia-Sul. A ocasião foi aproveitada para a assinatura de um protocolo de cooperação entre o clube e o Município para apoio a refugiados provenientes do conflito na Ucrânia.

Posteriormente, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor do clube, naquele que se traduziu num encontro “extremamente produtivo”, nas palavras de Bernardo Nunes, seu Presidente. Durante a reunião, o Governador do Distrito 1970 teve ocasião de conhecer e trocar ideias sobre os projetos e iniciativas daquele clube gaiense.

Uma das iniciativas, de periodicidade anual, é o Prémio Mário Laredo, em honra a um antigo membro do clube, atribuído ao melhor aluno do Ensino Secundário nas escolas do município de Vila Nova de Gaia.

Uma outra distinção anual, o Prémio Helena Sá e Costa, pianista portuense falecida em 2006, é atribuída ao melhor aluno da Academia de Música de Vilar do Paraíso, uma escola de ensino vocacional artístico, fundada em 1979. Igualmente na área musical, o Rotary Club Gaia-Sul promove anualmente um Festival de Música Clássica.

O Rotary Club Gaia-Sul valoriza as relações internacionais, ao estar geminado com o Rotary Club Hamburg-Bergedorf (Alemanha) e com o Rotary Club Gien-Sully (França), e ao promover projetos comuns e ações rotativas de intercâmbio, com a próxima a ser realizada de 5 a 8 de outubro deste ano.

As ações de companheirismo com caráter solidário são frequentes, bem como se tornaram tradicionais no clube as doações de cabazes de Natal a IPSS e outras instituições de caráter humanitário deste concelho da Área Metropolitana do Porto.

Bernardo Nunes definiu o espírito do Rotary Club Gaia-Sul como estando alicerçado num “forte companheirismo e um sólido know-how sobre o que é sentir o Rotary”.

Vila Nova de Gaia, com mais de 300 mil habitantes, constitui o terceiro município mais populoso do país e encontra-se na margem esquerda do Rio Douro, defronte à cidade do Porto e com uma extensa linha de costa. Conhecida pelas suas famosas caves de Vinho do Porto, tem uma intensa atividade turística, comercial, de serviços e industrial, sem no entanto deixar de preservar as coletividades e património que tanto caraterizam as suas 15 freguesias.

O Rotary Club Gaia-Sul pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.