Rotary Club de Paredes
Rotary Portugal D1970

Visita de José Alberto Oliveira é “momento alto” do ano rotário no Rotary Club de Paredes

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Paredes, no dia 16 de janeiro.

A Visita Oficial do Governador teve início na sede do Rotary Club de Paredes, tendo sido, de seguida, José Alberto Oliveira recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, com quem trocou cumprimentos.

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, com quem trocou cumprimentos.

Rui Cunha, Presidente do Rotary Club de Paredes, que considera a Visita Oficial do Governador “um momento alto” do ano rotário, e que apresenta oportunidades de juntar empresários e apoios que contribuam para o serviço do clube à comunidade, salientou a excelente relação entre o clube e a Autarquia paredense, patente nas parcerias alcançadas ao longo dos anos.

José Alberto Oliveira visitou ainda a Both Wood, uma empresa de Gandra com certificação PME Excelência, produtora de mobiliário e estofos de elevada qualidade e, segundo informou Rui Cunha, com colaboração ativa no patrocínio de Bolsas de Estudo no âmbito do Rotary.

José Alberto Oliveira com o Presidente do Rotary Club de Paredes, Rui Cunha, que considera a Visita Oficial do Governador “um momento alto” do ano rotário, e que apresenta oportunidades de juntar empresários e apoios que contribuam para o serviço do clube à comunidade.

Posteriormente, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Paredes, onde ficou a conhecer alguns projetos deste clube com 18 membros e fundado em 1993, e que opta por realizar reuniões descentralizadas mensalmente, de forma a conhecer a realidade das várias freguesias do concelho.

José Alberto Oliveira visitou a Both Wood, uma empresa com certificação PME Excelência, produtora de mobiliário e estofos de elevada qualidade.

Numa dessas reuniões, para a quais são convidados os membros do executivo das Juntas de Freguesia, o clube tomou conhecimento do caso de uma menina com défice auditivo, e cujas dificuldades económicas estavam a impossibilitar a compra de uma prótese que lhe permitisse uma vida normal. Com a colaboração do Município e da Junta de Freguesia de Sobrosa, o Rotary Clube de Paredes conseguiu que a menina pudesse receber uma prótese auditiva e recuperar essa importante faculdade cognitiva para o seu desenvolvimento.

José Alberto Oliveira na sua Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Paredes.

Um outro projeto do Rotary Club de Paredes, este de longa duração, é o da sua Universidade Sénior de Rotary, cujas origens remontam a 2008, e que contou com a parceria do Município para a sua concretização. Os alunos rapidamente abraçaram esta hipótese de novas aprendizagens, experiências diferentes, quebras de rotina, fuga à solidão e à perda da autoestima que se abria no concelho de Paredes. A instituição encontra-se agora a ganhar um novo dinamismo após a pandemia de covid-19, ao recuperar a atividade anterior a esse período.

O Rotary Club de Paredes atribui, anualmente, Bolsas de Estudo a estudantes dos Ensinos Secundário e Superior, auxiliando-lhes na conclusão dos estudos e contribuindo para a sua valorização pessoal e profissional. Rui Cunha salienta o aumento da procura por este género de apoios junto do clube nos últimos anos.

O Rotary Club de Paredes faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Paredes é um concelho do distrito do Porto, com 84 mil habitantes, inserido numa paisagem verdejante que emoldura um património cultural valioso de igrejas, mosteiros medievais, quintas e solares brasonados. Com uma intensa atividade industrial de fabrico de mobiliário e têxteis, é ainda sede de uma instituição de Ensino Superior na área das Ciências da Saúde.